
EFEITO – Segundo a deputada, problema está interferindo na redução da carga horária de aulas. Foto: Roberto Soares
Presidente da Comissão de Educação, a deputada Teresa Leitão (PT) repercutiu, nesta segunda (21), no Plenário da Assembleia Legislativa, a falta de merenda em escolas de referência do Estado. A situação, causada por falta de pagamentos do Governo do Estado para os fornecedores, tem provocado a redução da carga horária em parte dessas unidades.
Na última semana, o Ginásio Pernambucano, no Recife, suspendeu as aulas no período da tarde após a ruptura do contrato pela empresa que fornece os alimentos aos estudantes. De acordo com a petista, o problema se repetiu nas escolas de referência de São José do Egito, Macaparana, Vitória de Santo Antão e Águas Belas.
“Em alguns casos, o tempo de aula está sendo reduzido para evitar a refeição do almoço e, em outros, os alunos estão sendo orientados a levar o lanche de casa. Os estudantes estão preocupados, pois uma parte está se preparando para o vestibular e qualquer problema na carga horária prejudica o acesso a conteúdos”, ressaltou a parlamentar.
Teresa disse que a Comissão de Educação está buscando a secretaria estadual responsável pelo setor para obter esclarecimentos sobre o assunto. Em seu pronunciamento, ela denunciou ainda a suspensão da vigilância nas escolas, por falta de pagamento às empresas terceirizadas. “Se nestas escolas, que são a vitrine do governo, a situação está desse jeito, imagino como estão aquelas que nunca receberam uma atenção especial”, questionou.