
ORIGEM – Fundada em 1921, Sociedade Brasileira de Eubiose estimula ações de cunho social. Foto: João Bita
“Viver em perfeita harmonia com as leis universais.” Esse é o lema dos adeptos da eubiose. Fundada em 1921, em Minas Gerais, a Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE) tem desenvolvido diversas ações de cunho social em todo o País. O relato dessas atividades no Nordeste foi realizado, nesta terça (8), durante audiência pública na Comissão de Saúde da Assembleia.
De acordo com os membros da SBE, a realização do encontro na Alepe tem o objetivo de juntar forças para que seja inserido, no calendário oficial do País, o Dia Nacional da Eubiose, a ser comemorado em 10 de agosto, data da fundação da entidade.
Encontros semelhantes estão sendo realizados nas cinco regiões brasileiras. Por meio da Lei Estadual nº 15.216/2013, de iniciativa do deputado Guilherme Uchoa (PDT), o calendário oficial de Pernambuco já contempla a data.
Membro da sociedade desde 1989, Mário Sansuke resume a eubiose como “ciência da vida que busca a evolução espiritual do ser humano”. Segundo ele, em Pernambuco o grupo conta com 50 pessoas e tem representação em Garanhuns, Recife e Petrolina.
Representante da Sociedade Brasileira de Eubiose no Recife, Dionésia Queiroz afirma que “o foco é trabalhar para a sociedade”. Entre as ações listadas durante o debate, foram destacadas a realização de cursos, visitas e bazares, além da criação de grupos de escotismo.
Ao presidir a audiência, o deputado Dr. Valdi (PP) destacou a importância de se instituir, no calendário oficial brasileiro, o Dia Nacional da Eubiose. “Oficializar essa data é uma questão de reconhecimento do serviço social prestado pelo grupo, dando a oportunidade de mais pessoas conhecerem a eubiose”, avaliou.