Araújo deve presidir Relações Exteriores

Em 22/05/1999 - 00:05
-A A+

A escolha do presidente e do vice-presidente da Comissão Especial de Relações Exteriores da Assembléia Legislativa de Pernambuco está marcada para acontecer às 17h da próxima quarta-feira, na sala da Divisão de Assistência às Comissões.

Criada por iniciativa do deputado Bruno Araújo (PSDB), 1º vice-presidente da AL, a Comissão terá como principal objetivo acompanhar e incentivar ações de natureza internacional para o Estado. Na visão do parlamentar, é muito importante inserir Pernambuco nesse processo de relações internacionais, sobretudo porque o mundo vive a intensificação do fenômeno da globalização nos mais diversos níveis, seja econômico, cultural ou técnico-científico.

Bruno Araújo observa que, apesar de caber à União o incentivo às relações internacionais, nada impede o Estado de também promover esse tipo de ação.

“Nossa intenção é estimular a vinda de missões de outros países, a fim de aprofundarmos discussões de ordem cultural, por exemplo, fazendo com que Pernambuco passe a interagir, cada vez mais, com outras nações”, ressalta.

Araújo já deu, inclusive, os primeiros passos para ampliar essa interação de Pernambuco com o exterior. No início deste mês, ele representou a Assembléia Legislativa na segunda reunião do Comitê Diretor da Conferência Parlamentar das Américas, que ocorreu na Guatemala, na América Central. “Pernambuco teve participação relevante nesse encontro”, salienta o parlamentar.

Bruno Araújo observa, ainda, que Pernambuco tem várias representações consulares e, por isso mesmo, não pode desperdiçar essa potencialidade. Após a instalação da Comissão Especial de Relações Exteriores, deverá ser marcada uma próxima reunião com representantes de consulados e do Itamaraty. Além de Araújo, são membros efetivos do colegiado os deputados Marcantônio Dourado (PSB), Teresa Duere (PFL), João Negromonte (PMDB) e Sérgio Leite (PT). (Cláudia Lucena)