Pinho Alves propõe cartão O deputado Sérgio Pinho Alves (PSDB) apresentou projeto de lei que institui o Cartão da Mulher em Pernambuco. Trata-se de um documento que será adotado como obrigatório no sistema de saúde, auxiliando no controle pessoal dos exames de prevenção ao câncer, às doenças sexualmente transmissíveis e no acompanhamento do planejamento familiar.
De acordo com o projeto, a unidade de saúde que oferecer o Cartão da Mulher deverá manter em fichário o acompanhamento das informações sobre a paciente, originando um banco de dados para planejar e gerenciar programas de saúde voltados para o atendimento à mulher.
Em sua justificativa, Pinho Alves diz que os cânceres genitais são muito comuns na população feminina. Lembra, por exemplo, que o câncer de colo de útero é o segundo que mais mata mulheres, só sendo superado pelo de mama. “Esse tipo de câncer representa 15% de todos os tumores malignos em mulheres. É uma doença possível de ser prevenida. A realização periódica do exame preventivo permite reduzir em 70% a mortalidade por câncer”, assinalou o deputado.
Ainda de acordo com ele, o Cartão da Mulher também vai auxiliar no acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis e no planejamento familiar, contribuindo, dessa forma, para um melhor controle da população do Estado. (Ana Lúcia Lins)