Projeto quer acabar com ‘trotes’ em PE

Em 20/09/2000 - 00:09
-A A+

Projeto quer acabar com ‘trotes’ em PE Proposta do deputado Manoel Ferreira (PPB) que visa proibir a realização de qualquer tipo de manifestação denominada “trote” em calouros de instituições civis e militares, está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O Projeto já recebeu parecer favorável do relator, deputado Sérgio Pinho Alves (PSDB), e deve ser aprovado na CCJ. A matéria terá que passar por outras comissões antes de entrar na pauta do plenário.

“O trote é uma brincadeira de mau gosto, que causa danos físicos, psíquicos, morais e pode até levar à morte”, afirmou Manoel Ferreira. A tramitação do projeto de lei foi possível graças ao amparo legal dado pelas Constituições Federal e Estadual, que obrigam o Estado a cuidar da saúde pública em geral e apoiar o combate aos danos físicos, psicológicos ou morais, em quaisquer formas.

A proposta recebeu três emendas, com sanções penais de caráter corretivo e multa de 600 UFIRs para quem descumprir a lei e participar de ‘trotes’. Os diretores das instituições de ensino que permitam os ‘trotes’ também ficarão sujeitos as penalidades administrativas, civis e penais. “Estes trotes precisam ser combatidos com firmeza, para evitar que a sociedade deixe de aceitá-los como sendo uma brincadeira”, concluiu Manoel Ferreira. (Pedro Marins)