Em Pauta Remédios O deputado José Aglaílson (PSB) solicitou, através de indicação ao Governo do Estado, reposição regular dos medicamentos das farmácias básicas de postos e unidades de saúde de Chã Grande. Ele assinalou a carência de recursos financeiros da população para adquirir remédios em farmácias convencionais.
Anteriormente, entidades filantrópicas e associações comunitárias em cada município tinham direito a medicamentos gratuitos através da Central de Medicamentos (Ceme) e do Lafepe, mas, agora, cada prefeitura precisa adquiri-los das farmácias básicas, “onerando os cofres com despesas que deveriam estar sob responsabilidade do Estado e do Governo Federal”, frisou o parlamentar. Em outra indicação, o deputado socialista pede ao Governo do Estado a construção e reforma de escolas da rede pública estadual, a fim de ampliar ofertas de vagas para novos alunos em Buíque. A iniciativa deve-se à procura crescente por vagas na rede pública, causando constante preocupação aos prefeitos.
Jaboatão O deputado Paulo Rubem (PT) questionou ontem, na Assembléia Legislativa, a proposta visando tirar o bairro de Piedade do município de Jaboatão dos Guararapes, pois a medida não ajuda a resolver os problemas da população, que dependem de ações voltadas para modernizar a arrecadação do IPTU, do ISS, garantindo a ampliação de sua receita. Na sua opinião, a proposta do deputado Eudo Magalhães (PFL), fixando novos limites para o Município, na verdade não terá efeito positivo no aspecto econômico ou administrativo. Ao contrário, será prejudicial ao seu gerenciamento, aos habitantes, pois tende a crescer a demanda de saneamento, de escolas, de saúde, e para enfrentar isto há necessidade de mais recursos. Paulo Rubem adiantou que essa tentativa de esquartejar Jaboatão dos Guararapes, de alterar os seus limites, não contribui de forma alguma para melhorar a situação do Município, que pode e deve ser conseguida com sua integração ao que há de moderno, ou seja, ampliar o recadastramento e obter recursos através da arrec adação do IPTU e do ISS. De acordo com o parlamentar petista, o deputado Eudo Magalhães não gostaria de ver Água Preta perdendo espaço para Xexeu ou Palmares, nem seria correto privar Paulista de sua orla Janga, Pau Amarelo, Maria Farinha de forma que a posição correta, na defesa do município, será agindo para recuperar a credibilidade da cidade, com gestão eficiente e honesta.
Velho Chico O deputado José Queiroz (PDT) voltou a defender no plenário da Assembléia Legislativa a importância da transposição do rio São Francisco para o Nordeste e, particularmente, para o Estado de Pernambuco. O parlamentar afirmou que a AL precisa se engajar no projeto. “Chegou a hora desta Casa mostrar que desempenha um papel importante no desenvolvimento do Estado”, opinou. Para Queiroz, a transposição é um processo irreversível. “Todas as arestas entre estados e a União já foram aparadas. E os incrédulos estão assistindo agora o que pode ser a rendição do Nordeste: o fim da falta d´água e das esmolas dadas pelo Governo Federal para o problema da seca”, frisou.