Hélio Urquisa registra aniversário de Olinda O aniversário do município de Olinda comemorado no último final de semana foi saudado ontem na Assembléia Legislativa pelo deputado Hélio Urquisa (PMDB).
O parlamentar lembrou a história da criação da cidade Patrimônio da Humanidade e destacou o “espírito de brasilidade, de luta e de amor à terra, demonstrados pelo povo de Olinda em todos os movimentos libertários que comandou ou participou, como o grito de República dado por Bernardo Vieira de Melo”.
“Quero saudar este povo bravo, hospitaleiro, alegre, orgulhoso de saber que sua cidade, hoje com 465 anos, é uma das poucas deste País que está na história do Brasil, participando dela desde a época de seu descobrimento até os dias atuais”, afirmou Urquisa. Segundo ele, a “prova maior da grande obra criada por essas pessoas é o seu reconhecido Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”, completou.
Carnaval Hélio Urquisa também destacou o “grande Carnaval promovido pelo povo olindense”. “Sim, porque esta festa é feita pelo povo. Sempre foi assim. Cabe ao Poder Público fornecer a infraestrutura necessária para a folia. Trata-se de uma festa democrática, sem passarelas, sem concursos, onde o povo é que é o espetáculo”, apontou.
O deputado lamentou que o espírito democrático da festa atraia pessoas mal intencionadas para o carnaval olindense. “Infelizmente, atrai também o que não presta, aqueles que desrespeitam os direitos dos outros. São os que instalam sons nas casas, molham as pessoas, atacam as mulheres, promovem o vandalismo.
São alienígenas que não entendem o espírito da cidade”, criticou. E o que se pode fazer para acabar com este tipo de coisa, indagou Urquisa. Para ele, a prefeitura municipal, “com o valioso apoio do Governo do Estado”, cumpriu sua obrigação. “Antigamente, os rapazes de Olinda botavam os ´cogues´ para correr.
Hoje, são milhares e nem a polícia pode contê-los. A cidade tem uma superior necessidade de não ter mais essas pessoas no seu carnaval. Mas, fazer o que?”, questionou. (Marconi Glauco)