Governistas defendem leilão O leilão da Celpe vendida ontem ao grupo Iberdrola, da Espanha, por R$ 1,78 bi foi o destaque dos debates ontem na Assembléia Legislativa.A líder do PFL, Teresa Duere, rebateu as críticas da oposição. “Pedro Eurico está confuso. Ele não reportou o que verdadeiramente aconteceu no processo de venda da empresa”, lamentou. Ela, juntamente com o líder do Governo, deputado Romário Dias (PFL), reafirmaram que os recursos serão aplicados “criteriosamente em obras estruturadoras”.
Duere explicou que hoje não existe mais no mercado das privatizações o “ágio político” que havia há dois anos. “Hoje, tudo é feito com o preço real. E foi o que aconteceu com a Celpe, que foi vendida por um preço justo. Esta é a verdade dos fatos”, rebateu.
Quanto à aplicação dos recursos, a líder pefelista lembrou que uma emenda proposta por ela garantirá que o dinheiro ficará numa conta exclusiva. “O governador já deixou isso claro. Os pernambucanos podem ficar tranqüilos que o dinheiro será utilizado em obras que vão mudar este Estado”, afirmou.
Teresa Duere também rebateu as farpas da oposição quanto aos investimentos do Governo Federal em Pernambuco. “É preciso mudar a percepção nesta Casa. O que houve na Paraíba foi um acordo entre Estado e União que está possibilitando a duplicação da BR-230. Aqui, a 232 é muito mais do que uma simples rodovia. É o eixo de desenvolvimento do Estado, assim como a Transnordestina: esta é que é a visão”, ressaltou. Segundo ela, o Governo FHC vai participar desta obra.
“Jarbas, Mendonça Filho e Pernambuco estão de parabéns, porque vamos mudar a história deste Estado”, competou.
O pronunciamento da deputada foi saudado por vários parlamentares governistas.
Além de Romário Dias, os deputados João Negromonte (PMDB), Augusto Coutinho (PFL), Antônio de Pádua (PTB), Antônio Mariano (PFL) e José Aglailson (PSB) parabenizaram o “equilíbrio e o conhecimento técnico demonstrados pela parlamentar”. Todos apoiaram a aplicação dos recursos em “obras que estruturem o Estado”. Por sua vez, o tucano João Braga (PSDB) saiu em defesa do Governo FHC. “Infelizmente, Pedro Eurico não enxerga os investimentos feitos aqui em Pernambuco. O próprio governador tem repetido diversas vezes que está satisfeito com a atuação federal no Estado”, afirmou. (Marconi Glauco)