Guilherme defende a AL O 1º Secretário da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa, defendeu ontem os atos da Mesa Diretora, dos integrantes do Poder, e desmentiu com veemência a versão da TV Jornal, de responsabilidade do repórter Jota Ferreira, que tentou distorcer os fatos relativos ao aluguel de um imóvel na rua da União, em que funciona um dos anexos da Casa.
O deputado Guilherme Uchôa anunciou a decisão da Mesa de recorrer ao direito de resposta, interpelar por via judicial o responsável pela notícia, bem como processar criminalmente o autor e responsáveis, tendo em vista o tom sensacionalista e os danos causados à imagem do Poder Legislativo com a distorção dos fatos.
De acordo com o deputado Guilherme Uchôa, não tem sustentação a notícia sobre a questão do aluguel, pois a Assembléia vem pagando regularmente o valor, os encargos, mas buscou reduzir o preço, tendo em vista as variações do mercado.
Diante da atitude do proprietário, que se negou a negociar, a Mesa Diretora decidiu efetuar os depósitos em juízo, na 4ª Vara da Fazenda Estadual, conforme comprovantes existentes na Casa.
Além desse fato esclareceu o imóvel foi declarado de utilidade e necessidade pública para fins de desapropriação, num ato do governador em exercício, deputado José Marcos de Lima, visando propiciar a ampliação das instalações da Assembléia que, por razões históricas, não pode ser transferida para outra localidade. Assim, a notícia é maldosa e visa tão somente expor ao ridículo o Poder legislativo.
Pedro Eurico, em aparte, assegurou que a notícia causou indignação, exatamente porque tenta passa a imagem de que a Assembléia deu calote, pode ser despejada, quando na verdade vem cumprindo suas obrigações e o que busca é defender seus recursos, pagando o valor de mercado e usando da competência de desapropriação.
Na mesma linha, o deputado Sebastião Rufino lembrou que as características do mercado vêm gerando revisão de preço de imóveis, de aluguel, em todo o Grande Recife e a Assembléia seguindo a tendência buscou também reduzir o valor, fato perfeitamente compreensível, de modo que manifestava sua solidariedade à Mesa Diretora.
O líder do Governo, Romário Dias, defendeu em seguida a correção, a honradez, dos políticos de Pernambuco, dos integrantes da Assembléia Legislativa, e lamentou que a imprensa tenha integrantes que na busca de sensacionalismo, de audiência, distorçam os fatos, prejudicando a imagem do Estado, de suas lideranças, sem proveito para os esforços de progresso.
O deputado Guilherme Uchôa, ao finalizar, reafirmou a decisão da Casa de defender sua imagem, esclarecer os fatos, evitando que atitudes inconsequentes prejudiquem o Poder e a força da instituição. (Nagib Jorge Neto)