Situação de Olinda preocupa Antônio Moraes O Deputado Antônio Moraes (PSDB) manifestou ontem, na Assembléia Legislativa, sua preocupação com os destinos da cidade de Olinda, analisando os problemas e recursos do Município.
O parlamentar esclareceu que Olinda comporta cerca de 400 mil habitantes, é circundada por 56 favelas, e arrecada em torno de R$ 4,6 milhões por mes, sendo que desse total 4% são transferências de recursos do ICMS e do Fundo de Participação dos Munícipios, e a renda pópria anda em torno de 60%, sendo que R$ 2,6 milhões da receita total é destinada ao pagamento de pessoal.
Com base em tais dados, ressaltou que é difícil administrar a cidade de Olinda e merece reconhecimento a administração da Prefeita Jacilda Urquiza , que conseguiu reduzir o passivo que herdou, da ordem de 16 milhões de reais, num trabalho paciente, perseverante, criativo, também destacado pelo Deputado Hélio Urquiza.
Hélio Urquiza acrescentou que Olinda tinha apenas um Pronto Socorro e agora conta com mais três, sendo que a administração para melhorias no ordenamento urbano, na educação, enquanto a Deputada Luciana Santos questionou o modelo de gestão, atrelado ao Governo do Estado e diretrizes do Governo Federal, sem compromisso com as aspirações da sociedade.
Luciana Santos criticou a forma de gerenciamento, a limitação das políticas públicas, sendo necessária uma consciência de mudança, de concepção, de intervenção para garantir a melhoria do sistema de saneamento, que não alcança sequer 30% da população, além de melhorias reclamadas pela comunidade, tendo o Deputado Antonio Morais incorporado o aparte , lembrando em seguida que administrar Olinda exige vocação, amor à causa pública e serenidade. (Nagib Jorge Neto)