Gurgel vê potencial na economia da Informação no Estado Pernambuco possui grande potencial para ocupar lugar de destaque numa economia que tem ocupado bastante espaço na mídia e de extrema importância em todo o mundo.
Trata-se do nascimento da Economia da Informação ou Economia Digital, tema tratado diversas vezes nos pronunciamentos do deputado Garibaldi Gurgel, presidente da Comissão de Ciências, Tecnologia e Informática.
Este segmento ganhou dimensões incomensuráveis agora com a fusão das empresas americanas Time Warner e America On Line, numa transação em torno de l84 bilhões de dólares. “O maior negócio da história do capitalismo”, acentua o parlamentar, considerando que a organização resultante da fusão passa a ser a quarta mais valiosa do planeta, sendo vista como o marco inicial de uma nova etapa da economia mundial, momento singular na história da riqueza do homem.
Gurgel vê amplas perspectivas no campo da Informática.: “Para se ter idéia, o valor de mercado das empresas americanas nascidas em torno da rede mundial já supera um trilhão de dólares, significando que a economia virtual dos EUA maior que toda a economia canadense. Quanto ao Brasil, onde o ritmo de crescimento da Internet é o maior do mundo, começam a aparecer os primeiros “milionários da rede”.
Ele esclarece serem pessoas que vêem e entendem quanto a Internet é instrumento de transformação dos fundamentos econômicos e percebem o surgimento de um modo de produção e distribuição de riqueza completamente distinto de fazer dinheiro, desenvolvido até os dias atuais.
No caso de Pernambuco, Gurgel está seguro do potencial para ocupar lugar de destaque, na medida em que possuímos um Pólo de Informática em fase de consolidação. “Podemos citar o Departamento de Informática da UFPE, cuja excelência é reconhecida em todo o País”, assegura, fazendo referência ainda a “uma das maiores incubadoras de empresas de base tecnológica do Brasil, a Incubatep”.
Gurgel lembrou a importância da capacidade de se aprender como gerar conhecimento e tecnologia, como vem fazendo o Centro de Estudos e Sistemas avançados do Recife Cesar, sob orientação do professor Sílvio Meira. (Antônio Azevedo)