Ortodoxos planejam se instalar na região Depois de inaugurar no início de fevereiro a maior basílica no Oeste da Europa, na Ladeira do Pinheiro, no município de Torres Novas, a l00 quilômetros de Lisboa, a Igreja Ortodoxa Autocéfala da Polônia, Metropolitana de Portugal e das Espanhas, tem projetos ambiciosos para marcar sua presença no Nordeste brasileiro.
Tanto que no dia 20 deste mês, D. João I, Primaz de Portugal, Espanha e do Brasil, chegará ao Recife para iniciar a construção do maior templo religioso em terras brasileiras, precisamente na capital pernambucana. A comunicação foi feita pelo deputado Garibaldi Gurgel (PMDB), que regressou de Portugal, onde fora representando a Assembléia na solenidade de inauguração da basílica na Ladeira do Pinheiro.
D. João I esteve no final do ano passado no Palácio Joaquim Nabuco, quando foi recebido pelo deputado Bruno Rodrigues, no presidente da Comissão de Relações Internacionais e no exercício da presidência deste Parlamento estadual. D. João relatou o interesse da Igreja Ortodoxa em expandir-se no Brasil, assinalando que atualmente tem base de atuação no Rio e em São Paulo, sendo que no Recife, os religiosos já se fazem presentes, em Aldeia.
D. João I veio a Pernambuco em dezembro e, ao regressar a Europa, enviou correspondência a José Marcos, presidente da Assembléia, solicitando que esta Casa se fizesse representar na inauguração da basílica em Torres Novas, enfatizando que seria o “maior evento em Portugal e o maior de todo o século XX em nível da Igreja Católica Ortodoxa.”(Antônio Azevedo)