A crise do abastecimento d’água no Interior de Pernambuco, que atinge com mais rigor municípios sertanejos, voltou a ser debatida, ontem, na Assembléia Legislativa. O deputado Augusto César (PSDB) alertou para a necessidade de uma “solução urgente”, que viabilize o pagamento atrasado pelo transporte de água em caminhões-pipa, “usados para socorrer vários municípios e distritos em situação crítica”.
“Recebemos, anteontem, em nosso gabinete, uma comissão suprapartidária de Mirandiba intercedendo pelo distrito de Cachoeirinha, solicitando uma negociação com o Governo, em 24 horas, para o pagamento dos pipeiros (donos dos caminhões pipa), sob pena do escritório da Compesa ser danificado pela revolta do povo”, afirmou César. O deputado lembrou que fez contatos com o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel e ele relatou “dificuldades de ordem financeira para saldar o débito”. De acordo com o parlamentar, como os reservatórios de água próximos secaram, os custos cresceram devido as distâncias maiores para trazer água.
Como solução para o problema, o tucano sugere que o secretário da Fazenda, Jorge Jatobá, envie para a Assembléia, com urgência, um projeto solicitando a suplementação orçamentária de R$ 5 milhões para garantir o pagamento do débito e a regularização do abastecimento d’água. César lembrou que, além de Mirandiba, “outros municípios estão passando por situação crítica, como Serra Talhada e Triunfo, o que exige uma ação rápida do Governo”.
COMO CHEGAR