Ulisses Tenório afirma que a saúde pública em Jaboatão agoniza

Em 06/12/2002 - 00:12
-A A+

A saúde do município de Jaboatão dos Guararapes foi questionada, ontem, durante a reunião plenária. O presidente da Comissão de Negócios Municipais, deputado Ulisses Tenório (PTB), ressaltou o estado de abandono em que se encontra o setor naquela cidade., “que está na UTI”.

Segundo o parlamentar, Jaboatão não é apenas alvo de “irregularidades administrativas, mas também de incompetência administrativa, no que se relaciona à saúde pública”. Ele afirmou que o setor “está em fase terminal”, sem oferecer estrutura adequada à população.

“Quando fui secretário de Saúde de Jaboatão, em 1992, eu consegui municipalizar o segmento, e dentro das classificações do Sistema Único de Saúde (SUS), o município chegou a ser semi-pleno”, lembrou o deputado.

Hoje, Tenório afirma que Jaboatão teve um declínio e está no nível básico, apesar de ter R$ 895 mil por mês destinados a investimentos na Secretaria de Saúde. “Isso me deixa triste e, ao mesmo tempo, indignado com a falta de compromisso administrativo daquela prefeitura. Doenças controladas em outras cidades são facilmente encontradas lá, como a filariose”, disse.

De acordo com o deputado, somente 13% da população é assistida pelo Programa de Saúde da Família (PSF), dois hospitais já fecharam as portas, entre eles a Maternidade de Cavaleiro. Ele afirmou que o saneamento básico não existe.