Rufino homenageia 115 anos de criação do Corpo de Bombeiros

Em 25/10/2002 - 00:00
-A A+

O vice-líder do Governo, deputado Sebastião Rufino (PFL), fez, ontem, homenagem aos 115 anos da criação do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que foi fundado em 20 de outubro, parabenizando o seu comandante-geral, Alfredo José Matias Campelo, e os homens que integram a corporação. “Com o lema vidas alheias e riquezas salvar, ele luta pela sobrevivência e bem-estar do próximo”, disse.

De acordo com o parlamentar, a data tornou-se tão significativa quanto a missão dada ao capitão Joaquim José de Aguiar, de comandar a corporação, que mais tarde, tornou-se o Corpo de Bombeiros, o qual hoje em muito se difere dos tempos passados. “Agora temos o serviço telefônico, antes os sinos da igreja eram que anunciavam uma ocorrência”, lembra Rufino, saudoso. De acordo com o deputado, o primeiro chamado da corporação foi para apagar o fogo em uma padaria localizada no Pátio de Santa Cruz. “Depois dos conflitos que marcaram a revolução de 30 e o assassinato do governador da Paraíba, João Pessoa, a companhia foi transferida da então Praça da Concórdia para a Casa de Detenção”, disse Rufino.

Foi em 1994, na Assembléia Legislativa, que o Corpo de Bombeiros conseguiu emancipação, através de uma emenda constitucional. “Assim, o Corpo de Bombeiros se tornou mais moderno e eficiente, oferecendo condições e recebendo o reconhecimento da sociedade, tanto é que, hoje, realiza outros serviços”, afirmou o parlamentar.