Morre ex-deputado Byron Sarinho

Em 13/11/2002 - 00:00
-A A+

A Assembléia Legislativa está de luto. O ex-deputado e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo de Santo Agostinho, Byron Sarinho (PPS), foi encontrado morto, em seu apartamento, no Edifício Caetés, na Rua da Aurora, na tarde de ontem. A reunião plenária foi cancelada pelo presidente, deputado Romário Dias (PFL), e os parlamentares presentes se dirigiram ao edifício onde morava Sarinho, ao lado da Assembléia. O corpo foi velado durante toda a noite de ontem no Palácio Joaquim Nabuco, e o sepultamento está previsto para as 10h de hoje, no Cemitério Parque das Flores.

O recifense Byron Sarinho, 60 anos, teve destaque, recentemente, ao ser escolhido por Jarbas Vasconcelos para ocupar a função de interventor de Jaboatão dos Guararapes, em 1998. Ficou no cargo por nove meses, substituindo Newton Carneiro, até que o ex-prefeito renunciou e Fernando Rodovalho, atual prefeito do município, conseguiu derrubar a intervenção na Justiça. Em 1990, fora eleito deputado estadual pelo PCB, na legenda da Frente Popular de Pernambuco. Um ano depois, já no PPS, foi indicado líder do partido.

A notícia da morte do ex-deputado foi recebida com surpresa por amigos e colegas políticos. Alguns dos atuais parlamentares trabalharam com Sarinho, entre eles, o presidente da Alepe, deputado Romário Dias (PFL), e o primeiro-secretário, deputado João Negromonte (PMDB). Sarinho substituiu Romário Dias na superintendência do Incra e depois, em 1988, ambos foram eleitos vereadores do Recife. Dois anos depois, em 1990, foram eleitos deputados estaduais. “Byron era uma pessoa cordial, que sabia cultivar as amizades, respeitava o pensamento dos colegas e seus debates eram sempre no campo das idéias, nunca no campo pessoal. Ele foi um grande exemplo de político e amigo”, resumiu o presidente.

Sarinho e João Negromonte foram secretário municipais do Recife na gestão do então prefeito Jarbas Vasconcelos (PMDB). “Byron era um homem ponderado, competente, à altura de ocupar qualquer cargo, tanto no âmbito estadual quanto federal. Era alegre e essa notícia nos causa grande estranheza”, disse o primeiro-secretário.

O ex-prefeito do Recife deputado Gilberto Marques Paulo (PSDB), disse que conviveu com Sarinho durante cinco anos, quando era secretário da Faculdade de Direito e ele ainda era aluno. “Ele era um homem de firmeza. É uma pena que Pernambuco perca uma pessoa tão séria e tão linear como Byron”, acrescentou.