“O Governo do Estado vive de aditivos”. Com essa afirmação, o deputado Silvio Costa (PMN) criticou, ontem, a execução do Projeto Malha Rodoviária em Pernambuco. Segundo ele, o programa, orçado inicialmente em R$ 90 milhões, passou para R$ 113 milhões. “Desse montante, apenas R$ 60 milhões foram investidos. Ou seja, ‘Jarbas’ está devendo R$ 53 milhões”, observou.
Para ele, todas as obras viárias estão paradas. “Esse Governo deve ter a responsabilidade pública de dizer a sociedade quanto falta para concluí-las”, cobrou. Ele citou as PEs 027, 005, 071, 166, 160, 112, 040, 336, 103, 145 e 555. “Sem falar na 232, que ainda não está pronta”, lembrou Alf (PDT).
Ciro Coelho (PFL) rebateu Costa, dizendo que as obras ficaram paradas devido à falta do repasse de R$ 76 milhões por parte do Governo Federal, no final do último mandato. “O dinheiro ajudaria no processo de estadualização de algumas rodovias federais e na finalização de obras federais com participação do Estado”.
Silvio Costa respondeu que o problema é a falta de gerenciamento. “O Governo vai ter que explicar como foi utilizado o dinheiro da Celpe, nesses quatro anos. A única ação boa que ‘Jarbas’ fez nesse período foi a 232”, afirmou.
Para Coelho, o Fundo Rodoviário, criado recentemente, ajudará na conclusão das obras restantes. “Não é por conta da paralização de alguns dias do trabalho nessas vias que o Estado é incompetente”, lembrou.
Costa entrará, hoje, com um pedido de Comissão Especial para verificar a contabilidade do DER, com intuito de fiscalizar a execução do Projeto Malha Rodoviária.
COMO CHEGAR