“A falta de obras estruturadoras por parte do Governo do Estado na Região Metropolitana do Recife” foi criticada, ontem, pelo deputado Alf (PDT). Para o parlamentar, a política de obras do Governo Jarbas “não priorizou, nos últimos quatro anos, os verdadeiros problemas da maioria da população pernambucana”.
Mas, segundo ele, esse quadro pode ser revertido. “É preciso que o atual Governo agilize a implantação do Projeto Prometrópole, que vai beneficiar cidades como o Recife e Olinda”, afirmou.
O projeto, de acordo com Alf, vai atingir a Bacia do Rio Beberibe, beneficiando 35 mil famílias com obras de saneamento, construção de moradias e reurbanização de áreas dos municípios de Olinda e do Recife. O deputado disse, ainda, que o Prometrópole terá um investimento total de R$ 84 milhões, divididos entre Banco Mundial (R$ 46 milhões), Governo do Estado (R$ 21 milhões) e prefeituras (R$ 17 milhões).
“É nessa direção que nós, deputados metropolitanos, devemos cobrar do Governo Estadual que o projeto saia do papel e venha contemplar os anseios de 154 mil habitantes da região metropolitana”, apontou Alf, lembrando que “a verdadeira obra estruturadora é aquela que pode melhorar a qualidade de vida da população”.
Os deputados Sílvio Costa (PMN) e José Queiroz (PDT), em apartes, concordaram com Alf. “As prefeituras que fazem oposição, principalmente as da RMR, não têm sido contempladas pelo Governo do Estado. É preciso despolitizar as ações”, apontou Costa. Para Queiroz, o Ministério das Cidades, criado por Lula, “vai corrigir as distorções da política estadual com os municípios do Recife e Olinda”. Já o deputado Antônio Moraes (PSDB) discordou das críticas ao Governo.
Citando as obras realizadas no Estado, ele lembrou “o entendimento que existe entre o governador Jarbas e o prefeito João Paulo” e acrescentou que Olinda “será contemplada com os recursos do Prometrópole”.
COMO CHEGAR