Antes mesmo da posse dos deputados eleitos, a composição das bancadas partidárias já começa a se modificar. O PFL e o PMDB ganharam adesões e se consolidaram, esta semana, como as maiores bancadas para a próxima legislatura.
O Partido da Frente Liberal (PFL) ao qual é filiado o presidente da Casa, deputado Romário Dias, possui, hoje, a maior bancada. Além da reeleição de sete parlamentares, o partido ganhou a adesão de dois novatos, Adelmo Duarte e Sebastião Oliveira Júnior, que saíram do PSDC e PSD, respectivamente. O PMDB, partido do primeiro secretário da Alepe, João Negromonte, também aumentou sua composição na Casa, com a filiação de Antônio Figueirôa, eleito pelo PSD. Agora o partido tem a segunda maior bancada, com oito parlamentares. A filiação da deputada eleita Ana Cavalcanti ao PPB, oficializada no último dia 22, também aumentou a base de sustentação do governador Jarbas Vasconcelos na Assembléia, que ainda é composta pelo PSDB, com seis deputados. A Oposição também iniciará a nova legislatura com uma bancada maior, não por novas adesões, mas por ter conseguido aumentar de 11 para 17 deputados sua composição na Alepe. As duas maiores bancadas ficaram com o PT e o PSB, com cinco deputados, cada. Integram também a Oposição o PDT, que elegeu três parlamentares, o PL, com dois, além do PCdoB e do PTB, com uma vaga, cada. Segundo Romário Dias, a eleição da nova Mesa Diretora da Casa seguirá o princípio da proporcionalidade. “Teremos uma reunião formal com o líder da Oposição, deputado José Queiroz (PDT), para discutirmos a questão da proporcionalidade. É importante garantir esses espaços para que tenhamos uma Oposição atuante, o que oxigena a política”, destacou.
COMO CHEGAR