As invasões de terras coordenadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram criticadas, ontem, pelo deputado Maviael Cavalcanti (PFL).
Segundo ele, a reforma não pode ser feita na marra, no grito, como deseja o MST. “A reforma agrária é importante para viabilizar a melhoria de vida de expressiva parcela da população, no entanto, não pode ser conduzida à luz exclusiva da prerrogativa de assentar agricultores. Deve ser executada levando em conta a viabilidade econômica, financeira, social e respeitando o princípio da legalidade vigente no País e a racionalidade na aplicação de recursos públicos”, afirmou.
O deputado se declarou surpreso com as notícias divulgadas na imprensa. “Fico surpreso quando se noticia que o MST fará loteamento de propriedades, inclusive em Pernambuco, provocando instabilidade no campo, sobretudo na Zona da Mata.”.
Maviael ressaltou ainda a postura adotada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para solucionar o problema. “FHC marcou expressiva ação no campo da reforma agrária, tendo assentado cerca de 700 mil famílias, através de 5 mil projetos espalhados no Brasil”, completou.