O pronunciamento do deputado Sílvio Costa (PMN) sobre o Pólo Gesseiro do Araripe foi questionado pelo deputado Henrique Queiroz (PP), que o acusou de dizer “inverdades” sobre a atuação do Governo naquela região e de “quase pedir, o fechamento daquele pólo”. “O Governo Jarbas Vasconcelos atendeu a uma solicitação do sindicato do setor e autorizou a construção de uma subestação que será exclusivamente ao Pólo Gesseiro do Araripe. O pedido de Vossa Excelência, para que o Governo construa uma ferrovia estadual que escoe a produção, não faz sentido porque o Estado não tem condições para isso”, declarou Queiroz.
O deputado lembrou que diversas autoridades políticas lutam para que o Governo Federal construa a Transnordestina, sem sucesso, e que, em vez de criticar o governador, Costa deveria solicitar ao Governo Federal, o qual apóia, que autorize a obra. Em aparte, Sílvio Costa disse que Queiroz não entendeu o seu pronunciamento. “Em nenhum momento, critiquei o Pólo Gesseiro. Eu acho que Vossa Excelência está com fadiga de poder porque vem a esta tribuna para brincar”, rebateu.
Costa explicou ter apenas afirmado que a Rodovia do Gesso não resolve o problema do escoamento da produção e que a distância em relação ao Recife encarece o produto e inviabiliza a venda. “Não admito que Vossa Excelência venha desqualificar o meu pronunciamento com mentiras”, concluiu.
O deputado Fernando Lupa (PSDB) também ocupou a tribuna de apartes e destacou a importância do assunto e sua discussão de forma suprapartidária. “Acho que a Transnordestina é um instrumento de vital importância para tirar o Pólo Gesseiro dessa crise, e essa discussão deve contar com o apoio de todos nós, políticos, independente da bandeira partidária”, disse.
COMO CHEGAR