O deputado Manoel Ferreira (PP) pediu, ontem, um Voto de Aplauso ao Diário de Pernambuco pela iniciativa de lançar, a partir do próximo dia 07, a série de fascículos “Os holandeses em Pernambuco: uma história de 24 anos”, de autoria do jornalista e historiador Leonardo Dantas.
“Essa ação estimula o resgate da passagem dos holandeses pelo Estado e o papel dos pernambucanos nas duas batalhas dos Guararapes e em toda a luta heróica pela expulsão dos invasores, concluída no dia 27 de janeiro de 1954. O fato significou a formação da nacionalidade brasileira”, observou Manoel Ferreira.
Ele solicitou, também, que a Mesa Diretora convide Leonardo Dantas para que, em data a ser determinada, o historiador venha ao Plenário falar sobre a Restauração Pernambucana. Segundo Ferreira, a Restauração irá completar 350 anos, em 2004.
“Sugiro também que a Assembléia acrescente à legislatura de 2004 a referência ‘Ano 350 da formação da nacionalidade brasileira nascida em Pernambuco’. Peço que a sessão de instalação seja solene”, discursou.