Problemas no campo preocupam Duarte

Em 07/08/2003 - 00:00
-A A+

O deputado Adelmo Duarte (PFL) se mostrou preocupado com o crescimento dos movimentos sociais não legítimos em detrimento dos “verdadeiros representantes do homem do campo”. Ele destacou que, durante visitas a municípios do interior do Estado, pôde notar a preocupação das lideranças dos agricultores em relação ao crescimento de “movimentos que não representam, verdadeiramente, o homem do campo”.

“Lendo uma matéria da Folha de São Paulo e conversando com agricultores durante as visitas que fiz ao interior do nosso Estado, comecei a perceber o espaço perdido das entidades de representação do homem do campo. Representantes de movimentos sem identidade e formados por pessoas que nunca tiveram vivência na agricultura estão sendo recebidos pelos governadores e pelo presidente, enquanto os verdadeiros homens do campo não têm espaço e não são recebidos pelas autoridades. Não sou contra os movimentos sociais, mas me preocupo com o fortalecimento de grupos sem ligação com o homem do campo”, afirmou.

Duarte solicitou, ainda, o apoio dos demais parlamentares para que a Casa elabore um documento alertando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). “Peço que a Mesa Diretora redija e encaminhe um documento alertando a Fetape sobre nossa preocupação, a fim de não deixar que outros movimentos passem por cima dos reais representantes dos agricultores”, destacou.

Os deputados Roberto Leandro (PT) e Roberto Liberato (PFL), em apartes, solidarizaram-se com a preocupação de Duarte. O petista fez questão de registrar que “os movimentos só estão proliferando pela ausência de políticas sociais, durante vários anos”. “A grave situação a que chegamos e a plenitude de idéias não permitem uma mobilização única dos trabalhadores por uma política justa”, esclareceu Leandro. Em resposta ao petista, Duarte explicou apoiar a mobilização, mas ressaltou querer, apenas, a mesma atenção a todos, por parte das autoridades.

Críticas – Em aparte ao discurso de Duarte, o deputado Izaias Régis (PTB), fez críticas ao Governo do Estado por ter “abandonado” a o Agreste Meridional. Ele destacou que a falta de investimentos “provocou um efeito devastador na economia da região” e, para reverter o quadro, pediu apoio ao parlamentar do PFL, que respondeu afirmando que iria se esforçar para buscar meios de atender aos anseios do Agreste.