Empossadanova MesaDiretora daAssembléia

Em 04/02/2003 - 00:00
-A A+

Romário Dias (PFL), Fernando Lupa (PSDB), Aglailson Júnior (PSB), João Negromonte (PMDB), Bruno Rodrigues (PPB), Nélson Pereira (PCdoB) e Ceça Ribeiro (PT). Esses são os novos integrantes da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, eleitos no último sábado, logo após a posse dos parlamentares que atuarão durante a 15ª Legislatura, vigente no quadriênio 2003/2006. A eleição da Mesa é realizada a cada dois anos, no início e no meio de cada Legislatura.Na eleição, foi apresentada apenas uma chapa, cujos nomes foram escolhidos de acordo com o critério da proporcionalidade, contemplando governistas e oposicionistas de forma consensual. Durante o processo de eleição apenas os líderes das bancadas governista, deputado Bruno Araújo (PSDB), e o de Oposição, deputado Sérgio Leite (PT), poderiam se pronunciar, mas o presidente da Casa, Romário Dias, em acordo com os líderes, abriu uma exceção para os deputados José Queiroz (PDT) e Sílvio Costa (PTB). Queiroz, que durante a Legislatura passada foi líder da Oposição, dest acou a forma democrática como foi conduzida a eleição da Mesa. “Com isso quem venceu foi este Poder. Nem a Oposição, nem o Governo, mas o Poder Legislativo que sai fortalecido, após essa eleição”, afirmou. Já o novato Sílvio Costa usou a tribuna para comunicar sua desistência em concorrer ao cargo de 3º secretário. Além da eleição ter sido conduzida de forma democrática, em total cumprimento à proporcionalidade dos partidos com representação na Casa de Joaquim Nabuco, outras inovações marcaram a disputa. Pela primeira vez uma mulher passa a ocupar um dos cargos da Mesa Diretora. A deputada Ceça Ribeiro (PT) ficou com a 4ª Secretaria, e, também pela primeira vez na história da Casa, o presidente e o primeiro-secretário foram reeleitos, contando com o apoio quase irrestrito tanto da bancada de Governo, quanto com a de Oposição.

Os cargos de presidente e primeiro-secretário, os de 1º vice-presidente e 4º secretário tiveram candidatos únicos. Já para a escolha dos demais, 2º vice-presidente, 2º e 3º secretários, houve “bate-chapa”, sendo necessária a realização de uma segunda votação para a escolha do 3º secretário, porque nenhum dos dois candidatos, João Fernando Coutinho (PSB) e Nélson Pereira (PCdoB), alcançaram o mínimo de 25 votos. Na segunda votação, mais uma surpresa: houve empate e, de acordo com o Regimento Interno da Casa, venceria quem tivesse obtido a maior votação no último pleito eleitoral, o que garantiu o cargo a Nélson Pereira.