A Assembléia Legislativa empossou, no último sábado, os deputados integrantes da 15ª Legislatura, a primeira do Século XXI. A reunião solene foi presidida pelo deputado Romário Dias (PFL), que em seguida foi reconduzido para novo mandato de dois anos, um fato inédito na história de quase 168 anos da Alepe, permitido apenas nos casos de mudança de legislatura. Na sua saudação, Romário destacou “a maturidade política do Poder Legislativo e seus ideais democráticos, voltados para a garantia das liberdades e dos sonhos de justiça social”. O presidente lembrou que a Alepe iniciou mais um período “com entusiasmo e a convicção plena da importância das reformas visando ao direito ao trabalho, à melhoria da renda, acesso à cultura e aos bens de civilização”.
Romário Dias afirmou que as esperanças da maioria do povo sinalizam no sentido da unidade das forças políticas, de ações para promover o desenvolvimento, através de projetos e programas que fortaleçam o setor produtivo. Finalizando, Romário agradeceu aos demais m embros da Mesa Diretora e aos diretores da Alepe, recordando que todos contribuíram para a implantação das ações “que resultaram na restauração da imagem e da credibilidade da Casa de Joaquim Nabuco, exemplo de transparência na relação com a sociedade e portadora do Certificado ISO 9002 na sua área administrativa”.Após a leitura do compromisso de posse pelo presidente, quando os eleitos prometeram defender, manter e cumprir as Constituições do Brasil e de Pernambuco, respeitar as leis e promover o bem coletivo, os deputados foram chamados nominalmente para assinarem o termo de posse e receber o broche, que identifica os parlamentares. O deputado Pedro Eurico (PSDB) não compareceu ao ato. A posse dele poderá ocorrer em até 60 dias, na Presidência.A posse transformou-se em mais uma festa da democracia, com a presença maciça do público que acompanhou a cerimônia lotando todas as dependências da Alepe. No Salão Nobre, o evento foi acompanhado por um telão e, no estacionamento, por televisores que transmitiam a cerimônia ao vivo pela Assembléia na TV. Muitas caravanas de eleitores se concentraram em frente à Alepe, festejando a posse com grupos de frevo, maracatu e samba. As atividades parlamentares serão retomadas no próximo dia 17.
COMO CHEGAR