Queiroz faz duras críticas a Costa

Em 27/06/2003 - 00:06
-A A+

O deputado Henrique Queiroz (PP) fez, ontem, duras críticas ao deputado Sílvio Costa (PMN). O motivo foi uma entrevista publicada no jornal Folha de Pernambuco, no último dia 23. De acordo com o pepebista, “Costa feriu o decoro parlamentar ao contestar a Casa, na legislatura passada”, no que diz respeito ao dinheiro da Celpe. “Nós tivemos o cuidado ao aprovar o encaminhamento dos recursos”, explicou, alegando, ainda, que “esses recursos foram minuciosamente discutidos pelo Governo”. “É uma ofensa à Casa, ao governador, aos deputados que não conseguiram se reeleger e aos que continuam no Parlamento. Ele pode, inclusive, ser enquadrado no Regimento Interno ou no Código de Ética, que estão para ser apreciados”, disse.

Queiroz também questionou a postura de Costa, “que posa de independente, mas que foi eleito ligado a um grande bloco partidário”. Ele também ressaltou a relação de Costa com o grupo do deputado federal José Chaves. “Agora, alega que está cumprindo determinação do povo”, acusou. O curso pré-vestibular gratuito, destinado a estudantes de baixo poder aquisitivo, no Colégio Decisão, do qual Sílvio Costa é proprietário, também foi citado por Queiroz. “Depois das eleições, foram fechados todos os anexos, extinguindo a Caravana da Oportunidade da Vida”, denunciou.

Para o pepebista, não há obras inacabadas no Governo Jarbas, “pois ainda faltam mais de três anos para ele concluir a gestão”. “Como pode falar em obras inacabadas se a administração está apenas começando?”, justificou Queiroz, criticando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras Inacabadas, defendida por Costa. “A CPI não foi instalada por conter erro na sua solicitação, fato alheio à vontade do presidente, Romário Dias”, concluiu.

Ainda de acordo com Henrique Queiroz, a senha do Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios (Siafem) está com o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, Sebastião Rufino (PFL). “Para ter acesso, é só se dirigir a ele.” Os pefelistas Augusto Coutinho e Roberto Liberato reforçaram o pronunciamento de Queiroz. “As obras oriundas do dinheiro da Celpe deram uma nova condição de desenvolvimento para Pernambuco”, justificou Coutinho. “Foram obras muito importantes, como a BR-232”, completou Liberato.

Os deputados Alf (PDT) e Nelson Pereira (PCdoB) disseram que a Oposição quer que todas as obras iniciadas por Jarbas sejam concluídas, “caso contrário, quem perderá é a população”.