As denúncias contra o diretor Wagner Portela de Souza foram levadas ao conhecimento da Comissão de Saúde ontem.
A documentação, endereçada à Promotoria Pública de Garanhuns, Ordem dos Advogados do Brasil/PE e Conselho Municipal de Saúde, refere-se a irregularidades na gestão daquele diretor. Diante da gravidade dos fatos, a Comissão de Saúde atendeu ao requerimento do deputado Izaias Régis ( PSB) e agendará visita ao município, a fim de verificar as denúncias e fazer um levantamento da situação geral da unidade hospitalar.
Régis ressaltou que cerca de 500 mil habitantes do Agreste Meridional dependem da assistência médica do Hospital Dom Moura, salientando a precariedade da estrutura física e a completa falta de recursos, o que invibializa uma prestação de serviço satisfatória a 26 cidades da região. Segundo o parlamentar, Portela também teria cometido irregularidades quando administrava o Hospital Getúlio Vargas, no Recife .
Os deputados lamentaram o quadro precário da saúde estadual, reconhecendo, todavia, ser “uma triste realidade de todo o Brasil, onde saúde é relegada a plano secundário”. Ficou decidido que a comissão fará visit aos hospitais do Interior, iniciando com Garanhuns, em face àssssss denúncia de desvio de verbas do SUS.
Henrique Queiroz (PPB) reclamou a paralisação da construção de salas de parto em vários municípios. Soldado Moisés (PL) solicitou uma visita da comissão de Saúde ao Hospital da PMPE.
A deputada Ana Cavalcanti (PPB) e o deputado Raimundo Pimentel (PSL) defendem urgente redefinição do modelo de gestão do sistema de saúde pública.
COMO CHEGAR