A entrega do título de Cidadão de Pernambuco ao forrozeiro Novinho da Paraíba, um dos mais autênticos intérpretes e divulgadores da música nordestina, constituiu-se numa verdadeira prévia dos festejos juninos no Plenário da Assembléia, ontem à noite. A sessão solene, presidida pelo deputado Romário Dias (PFL), foi requerida pelo deputado Maviel Cavalcanti (PFL).
Romário Dias saudou o artista paraibano, hoje com projeção nacional, sanfoneiro e compositor, presença obrigatória no forró pé- de-serra, música e ritmo que encontram sua real dimensão na época junina. Música nordestina cantada e dançada pelo Brasil afora e divulgada por valores como Novinho da Paraíba.
“Este paraibano torna-se hoje Cidadão Pernambuco com muita razão, merecendo por todos os aspectos o título que lhe confere a Casa Joaquim Nabuco, através do projeto do nobre deputado Maviael Cavalcanti. Novinho da Paraíba continua uma trajetória vitoriosa, lançando este ano mais um disco, o l8º, em continuidade a um bonito trabalho iniciado em l986, quando gravou o primeiro trabalho, intitulado Forró Fogoso”, registrou Romário Dias.
Maviel Cavalcanti afirmou-se gratificado em haver proposto a cidadania ao talentoso paraibano nascido em Monteiro, enfatizando que “seu passado, seu presente, seu compromisso com a valorização da música nordestina e da cultura regional falam mais alto que qualquer projeto. Estamos, no entanto, formalizando uma situação já existente, tendo em vista que Novinho sempre demonstrou muito respeito, admiração e dedicação às coisas de Pernambuco e de sua gente”.
Maviael louvou a caminhada artística do homenageado, ao cantar as manifestações culturais de Pernambuco, as vaquejadas, o interior, o vaqueiro – figura tão singular na cultura regional – os rodeios, os peões, reunindo multidões apaixonadas pela sanfona, pelo forró e pela música nordestina de conteúdo tão rico, porque incorpora sentimentos e tradições culturais com origem em nosso Estado e no Nordeste”.
Novinho da Paraíba agradeceu a comenda conferida pela Assembléia Legislativa de Pernambuco afirmando que se sentia sensibilizado, especialmente por traduzir o reconhecimento dos parlamentares pelo trabalho que realiza divulgando os valores da música nordestina.
O cantor e compositor considera que a cidadania dá-lhe estímulo para continuar na missão de levar nosso ritmo aos mais distantes recantos do País. “Essa homenagem toca fortemente meu o coração, dividind, agora mais do que nunca, meus sentimos entre a Paraíba, onde nasci, e o Estado que adotei oficialmente”, afirmou, emocionado, o novo cidadão pernambucano. Agora, Novinho é da Paraíba e de Pernambuco.