Betinho Gomes destaca força dos floricultores do Estado

Em 28/02/2003 - 00:00
-A A+

O avanço obtido pelos produtores de flores e plantas ornamentais, que fazem de Pernambuco líder nacional na categoria flores tropicais e o quinto, em flores tradicionais, foi destacado, ontem, pelo deputado Betinho Gomes (PPS). O parlamentar ressaltou a iniciativa dos plantadores e o potencial de geração de emprego e renda que tem o setor.

“O segmento se apresenta como uma excelente alternativa para o fortalecimento da economia do Estado, gerando 1.200 empregos diretos e milhares de indiretos, movimentando recursos financeiros da ordem de R$ 36 milhões, além de atrair indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, caixaria, vidraria, sistemas de irrigação, entre outras, com uma absorção de mão-de-obra de 15 pessoas por hectare.” Gomes afirmou que, apesar de receber apoios de instituições como Sebrae, Fiepe, Banco do Nordeste e dos Ministérios da Integração Nacional e da Agricultura, o setor precisa de atenção especial e de mais incentivos. “Existem problemas de comercialização, tecnologia e crédito que precisam ser resolvidos”, afirmou. O deputado parabenizou os integrantes da missão especial que participou do Salão do Vegetal, maior feira francesa e uma das maiores da Europa. “O potencial dos nossos produtores, a criatividade, as realizações, a coragem, a crença no agronegócio e a perspectiva de ampliação traduzem a certeza de que a floricultura tropical pernambucana terá lugar de destaque na economia brasileira, se as nossas reivindicações forem atendidas”, concluiu Gomes.