Plenário

Em 14/03/2003 - 00:00
-A A+

Rufino aplaude PM por adquirir casas O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, deputado Sebastião Rufino (PFL), sugeriu ontem, Votos de Aplausos ao comandante da Polícia Militar, coronel Weldon Nogueira e ao superintendente da Caixa Econômica Federal no Recife, Ronaldo Roggini, pela assinatura nesta terça- feira, de um convênio para aquisição de 280 apartamentos para policiais militares. De acordo com o parlamentar, a medida “atende um grande anseio, de muitos anos, da corporação, já que muitos soldados residem em condições inadequadas, em invasões e palafitas”. “Congratulo-me com o comandante Weldon pela iniciativa, que é uma ponte inicial de um programa de melhoria das condições de vida dos PMs, que vivem marginalizados”, previu o parlamentar Figueirôa parabeniza trabalho das polícias O deputado Antônio Figueirôa (PMDB) parabenizou o comando da Polícia Militar e a chefia da Polícia Civil, pelo trabalho que está sendo realizado em Santa Cruz do Capibaribe e em toda região produtora de confecções, o chamado Pólo Sulanca, que, segundo ele, resultou na diminuição dos índices de violência. “Graças a uma ação integrada da polícias militar e civil os comerciantes e consumidores estão podendo negociar com mais segurança”, destacou.

Figueirôa também estendeu as felicitações ao prefeito José Augusto Maia, pela instalação da Guarda Municipal, equipada com seis Fiats Uno e 10 motos e um contingente de 50 agentes. “Junto com as polícias, a Guarda Municipal tem atuado no sentido de prevenir e coibir a violência na Capital da Sulanca”, completou.

Collins quer mostrar clínica contra drogas A ligação entre o uso de drogas e a prática de crimes foi tema de pronunciamento de deputado Cleiton Collins (PSB). O parlamentar destacou a importância da criação de programas de recuperação de dependentes químicos como meio de reduzir a violência que assola não apenas Pernambuco, mas todo o País.

“Em geral, um dependente químico fica nove meses internado em clínicas de tratamento e sai de lá recuperado, apto a trabalhar e se reintegrar à sociedade”, exemplificou.

Collins convidou os parlamentares presentes e a imprensa para fazer uma visita à clínica de triagem para dependentes de drogas que está sendo construída no Recife, “a fim de conhecer a realidade vivida por essas pessoas e o sofrimento de suas famílias”.

Moraes destaca três anos de jornal A passagem dos três anos de circulação do jornal A Voz do Planalto, com atuação na Zona da Mata Norte, foi registrada pelo deputado Antônio Moraes (PSDB). O parlamentar apresentou requerimento, onde solicita que seja aprovado um Voto de Aplauso pelo aniversário do periódico, comemorado com festa no último dia 13 de dezembro de 2002. “Esta homenagem é um reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo jornal a toda comunidade da Mata Norte e muitas cidades de outras regiões, inclusive o Recife”, afirmou Moraes.

Liberato elogia o carnaval do interior Os resultados positivos dos carnavais de Bezerros, Caruaru e Pesqueira, no Agreste do Estado, foram comemorados pelo deputado Roberto Liberato (PFL). O parlamentar sugeriu Votos de Congratulações para os prefeitos dos três municípios (Samuel Domingues, Tony Gel e João Eudes Tenório).

Segundo o deputado, com o carnaval do Papangu, Bezerros deu mais uma vez uma demonstração de força, fazendo uma festa tranqüila e cheia de divertimento.

Liberato lembrou que em Caruaru as tradições artísticas e culturais, impulsionam o turismo. “Com o carnaval da La Ursa, que homenageou o folião Zé de Inês, essa tendência se confirmou”, ressaltou o pefelista.

Em relação a Pesqueira, Liberato lembrou que a prefeitura homenageou o folião Geraldo Brito com muitas atrações e conseguiu realizar um evento alegre sob todos aspectos.

Rufino exalta festas carnavalescas O deputado Sebastião Rufino (PFL), louvou a ordem que marcou a frevança no município de Salgadinho, “quando todos se divertiram nesse rito simbólico que nos permite desconsiderar parâmetros sociais, deixando livres e soltos todos seus simpatizantes, numa brincadeira sem hora para acabar”. Rufino também elogiou o carnaval de João Alfredo, conhecida como “a cidade feliz”, destacando que ocorre ali “uma das festas mais alegres do Estado”.

Deputada lembra falecimento de juiz O falecimento há precisamente um ano, do juiz de Direito José Nunes Siqueira, foi registrado pela deputada Ana Rodovalho (líder do PSC). O magistrado perdeu a vida num acidente de trânsito em frente ao Forum do Recife, quando se deslocava para seu gabinete. Homenageando a memória de Siqueira, a parlamentar considerou “acontecimento trágico e irreparável ” o desaparecimento dele, “juiz honrado, cujo trabalho foi reconhecido pelas comunidades das diversas comarcas por onde exemplarmente exerceu a magistratura”.

Ana Rodovalho lembrou que o juiz Siqueira nascera em Juru, na Paraíba, transferindo-se para a capital pernambucana aos l2 anos de idade, aqui fixando-se e constituindo família.

Deputados mantêm veto do Governo A Assembléia aprovou, ontem, em discussão única, o Veto Parcial do Poder Executivo ao Projeto de Lei Complementar nº1388/2003, sobre a reforma administrativa do Estado. O veto elimina algumas alterações feitas pelo substitutivo apresentado pela Assembléia, durante a tramitação da proposta, e recebeu, em Plenário, 32 votos pela sua manutenção e sete pela rejeição. Foram contrários os deputados Carla Lapa (PSB), José Queiroz (PDT), Isaltino Nascimento (PT), João Fernando Coutinho (PSB), Nelson Pereira (PCdoB), Roberto Leandro (PT) e Soldado Moisés (PL).

Alepe vai debater refinaria em Suape De acordo com requerimento aprovado, ontem, de autoria do deputado Lula Cabral (PFL), a Assembléia promoverá um Grande Expediente Especial para debater a possibilidade de instalação de uma refinaria de Petróleo no Complexo Industrial Portuário de Suape. A proposição cria, ainda, uma comissão para acompanhar as ações referentes à implantação. O debate ocorrerá no dia 28 de abril e deve ter a participação de prefeitos municipais e representantes da sociedade civil organizada.

Queiroz quer estudo sobre caso Telemar O deputado José Queiroz (PDT) lembrou, no Plenário, os questionamentos que fez ao futuro presidente da Arpe sobre o efetivo funcionamento do órgão e citou, como exemplo de “desrespeito ao consumidor”, a forma como a Telemar calcula o ICMS de 28% dos serviços telefônicos. Queiroz afirmou que uma conta de R$ 100, com a incidência do imposto, não fica em R$ 128, como deveria, mas em R$ 138,80. “Pretendo aprofundar o caso e desejo ser convencido de que existe legalidade mesmo, porque como se apresenta é um grande absurdo”, disse Queiroz, cobrando “punição exemplar” para a empresa se for confirmada a irregularidade.