A Assembléia Legislativa de Pernambuco inicia o mês de São João fazendo uma homenagem ao eterno dono da festa: Luiz Gonzaga. O Rei do Baião será lembrado nas apresentações dos forrozeiros que participam do Projeto Segunda Cultural, nesta segunda-feira, a partir das 18h30. Na ocasião, será sancionada a lei que denomina de Rodovia Luiz Gonzaga o trecho da BR-232 sob gestão do Estado. São 125 quilômetros de estrada ligando a Região Metropolitana do Recife ao Agreste e percorrendo municípios onde permanece viva a tradição das festas juninas.
Logo na entrada do prédio do Palácio Joaquim Nabuco, o Trio Macambira vai recepcionar o público. No Plenário, a animação continua: Santana canta, entre outros sucessos, a música “Ana Maria”; Maciel Melo vem com “Caboclo Sonhador” e “Caia por cima de mim”; Camarão e Arlindo dos 8 Baixos chegam para reverenciar o legado do Rei do Baião. E todos, claro, vão traduzir em música a homenagem a Gonzaga. “A volta da Asa Branca” e “A letra i” são alguns dos clássicos que fazem parte desse repertório.
O Projeto Segunda Cultural é uma iniciativa da Mesa Diretora para trazer o público ao Plenário da Assembléia e promover a valorização da arte e da cultura de Pernambuco. As apresentações acontecem na primeira segunda-feira de cada mês. Já participaram do projeto o Coral Edgard Moraes e a Orquestra de Pau e Corda do Maestro Marco César, o conjunto SaGrama e o violonista Henrique Annes.
Também houve a exibição de Tejucupapo: um filme sobre mulheres guerreiras, de Marcílio Brandão. A freqüência do público tem crescido a cada edição do evento.