A redução feita pelo Governo na verba destinada ao Carnaval dos municípios do Recife e Olinda foi tema do pronunciamento do deputado Alf (PDT). De acordo com o parlamentar, no ano passado, foram destinados R$ 4,5 milhões para as festividades carnavalescas em todo o Estado e, este ano, o valor foi de apenas R$ 1,9 milhão. Assim sendo, Recife ficou com R$ 450 mil e Olinda, com R$ 200 mil. “É visível a dificuldade que o Governo já vem apresentando com o fim dos recursos provenientes da privatização da Celpe. Mas é inadmissível que um município histórico como Olinda seja penalizado”, criticou o deputado.
Em aparte, os deputados José Queiroz (PDT) e Sílvio Costa (PMN) apoiaram o pronunciamento de Alf. Queiroz destacou o fato de o parlamentar promover um debate firmado em argumentos, e Costa disse que o Governo “não pode partidarizar os recursos públicos.” Em seguida, Alf defendeu a recusa da verba como forma de protesto. “Acho que Olinda deveria recusar esse dinheiro em protesto contra essa demonstração clara de discriminação”, explicou.
Os deputados Fernando Lupa (PSDB) e Antônio Moraes (PSDB) também fizeram apartes, mas em defesa do Governo. “Como é que o deputado sugere que um município recuse tais recursos? Por acaso, desconhece as dificuldades que enfrentam os municípios? Olinda foi uma das prioridades do Governo na divisão dos recursos, e nenhuma das 21 cidades que represento recebeu quantia sequer aproximada”, defendeu Lupa.
COMO CHEGAR