Transposição – Comissão se reunirá em Araripina

Em 01/12/2005 - 00:12
-A A+

Os parlamentares que integram a Comissão Especial de Transposição do São Francisco foram convidados, ontem, pelo presidente do colegiado, deputado Raimundo Pimentel (PSDB), a participar da audiência pública que será realizada no município de Araripina, no Sertão do Estado, na próxima quarta-feira (7). O debate, segundo Pimentel, contará com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Cláudio Marinho. Essa será a terceira audiência realizada pelo colegiado em municípios beneficiados pelo projeto da transposição. Nos últimos dias 10 e 11, a comissão visitou Petrolândia e Floresta, também no Sertão De acordo com Pimentel, em Araripina, o secretário Cláudio Marinho poderá apresentar os resultados da reunião que será realizada, na segunda-feira (5), com representantes do Ministério da Integração Nacional. “Nela serão discutidas as modificações ao projeto propostas pelo Estado. Teremos a oportunidade de debater, junto com a população, prefeitos, lideranças dos municípios da região e do Governo do Estado, o projeto do Canal do Sertão, batizado como Eixo Oeste, que levará água para o Sertão do Araripe, permitindo a irrigação de cerca de 50 mil hectares”, acrescentou.

Pimentel ainda destacou que, com as visitas, o colegiado “está tendo a oportunidade de aprofundar o debate junto ao povo e lembrou que, por meio da intervenção do Governo do Estado e com a participação da Assembléia, foi possível apresentar sugestões ao projeto original, a fim de trazer benefícios para Pernambuco”. “Entendemos ser importante levar a discussão às diversas regiões onde o projeto exerce alguma influência”, afirmou, lembrando que a escolha de Petrolândia para iniciar as discussões se deu pela localização, próxima ao Lago de Itaparica, onde será feita a captação do Eixo Leste, que levará água ao Agreste de Pernambuco e, posteriormente, à Paraíba.

Em apartes, os deputados Lourival Simões (PV) e Augusto César (PTB) confirmaram suas participações na audiência em Araripina. Simões lembrou que o Executivo Estadual conseguiu avançar para que a transposição promovesse melhorias para Pernambuco e registrou que as visitas serviram para mostrar a preocupação da população com a preservação do Rio São Francisco e com as melhorias na infra-estrutura, a exemplo do saneamento. O petebista ressaltou que as visitas a Petrolândia e Floresta “foram extremamente positivas” e destacou a necessidade de revitalizar o São Francisco.