Comissão visita Muribeca

Em 22/03/2005 - 00:03
-A A+

A interdição do bloco 37B do Conjunto Residencial Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, levou a Comissão de Defesa da Cidadania da Alepe a visitar, ontem, o local para prestar solidariedade às 32 famílias desabrigadas, desde o último dia 15. O conjunto, construído há 23 anos, é composto por 69 apartamentos, que, segundo os moradores, apresentam problemas na infra-estrutura e risco de desabar.

“Interditamos o bloco 37B por constatarmos estalos, rachaduras, remoção de paredes e fissuras. Por precaução, recomendamos aos proprietários dos blocos 37A, 17A e 17B que desocupassem seus imóveis”, declarou o diretor da Comissão de Defesa Civil da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (Comdec), Felipe Rocha, que, juntamente com outros técnicos, acompanhou, o trabalho dos parlamentares.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária do Conjunto Muribeca, Marcos da Silva Ramos, “as famílias estão desesperadas, morando em garagens, na casa de amigos e familiares”. Elas temem que seus pertences sejam levados e os imóveis, invadidos”, destacou.

O presidente da Comissão, deputado Roberto Leandro (PT), afirmou que o colegiado vai relatar a situação do conjunto à CPI da Habitação da Alepe, que deverá ser instalada hoje. “Solicitaremos ao Governo do Estado, por meio da Coordenaria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), um apoio técnico para fazer vistoria nos outros blocos que apresentam ameaça de desabamento.

Buscaremos, ainda, o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea), da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e da Caixa, no sentido de assegurar o pagamento do seguro e saber de quem é a responsabilidade”, declarou Leandro.

Também participaram da inspeção os deputados João Fernando Coutinho (PSB) e Ceça Ribeiro (sem partido).