Menos passageiros nas toyotas

Em 31/03/2006 - 00:03
-A A+

Regularização do tráfego de toyoteiros entre a Capital e o Interior do Estado.

Esse foi o tema da audiência pública promovida, ontem, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembléia. A categoria, representada por mais de sete mil trabalhadores que atendem a 20 municípios, pede modificações numa portaria expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em setembro de 2005. O maior impasse trazido pela medida foi a redução do número de passageiros transportados pelas Toyotas. O limite máximo caiu de 12 para nove passageiros. “Esse é um problema social. Muitas famílias dependem desse transporte para se locomover até o Grande Recife”, destacou o presidente da Associação Regional dos Toyoteiros de Pernambuco, Célio Roberto da Silva.

Atendendo a um apelo da associação, o Governo do Estado estendeu o prazo relativo à vistoria obrigatória dos veículos, que passou de 31 de março para 30 de junho. Os toyoteiros ainda fazem uma série de outras reivindicações, incluindo a sinalização do terminal de passageiros na Avenida Caxangá, o uso obrigatório do tacógrafo nos veículos e o credenciamento das oficinas que funcionam no Interior.

A diretora de Operações do Detran, Simírames Queiroz, declarou que “a portaria foi elaborada com base na legislação federal e só pode ser alterada após decisão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)”. Durante a audiência, o líder do Governo na Assembléia, deputado Bruno Araújo (PSDB), sugeriu que o assunto seja discutido na Câmara Federal. “A legislação de trânsito peca ao não reconhecer as peculiaridades de cada Estado”, ressaltou o parlamentar.

O presidente da Comissão, deputado Alf (PTB), acatou a iniciativa, destacando que as reivindicações dos toyoteiros serão encaminhadas para Brasília. “Mas, antes de tudo, precisamos de decisões que dependem do Governo Estadual e do Detran”, concluiu Alf. O encontro ainda contou com a presença de Isaltino Nascimento (PT), Sebastião Rufino e Roberto Liberato, ambos do PFL, do deputado federal Gonzaga Patriota e de integrantes da CTTU, EMTU, Dnit, Itep e Bptran.