Itacuruba – Coelho detalha atividades do recesso

Em 10/08/2011 - 00:08
-A A+

O mês de julho não foi só de recesso para o deputado Daniel Coelho (PV). O parlamentar cumpriu uma agenda de viagens ao Interior para ouvir a sociedade sobre a instalação de uma usina nuclear em Itacaruba, no Sertão de Itaparica.

Ontem, ele prestou contas do período e voltou a defender investimentos em energia limpa. “O Sertão é propício para a energia solar. Em várias locais há sol o ano inteiro”, comentou.

A sugestão é que o Governo invista em pequenas unidades de energia limpa, em vez de em uma usina nuclear. “É preciso discutir tecnicamente a fonte nuclear e aproveitar as experiências de outros países que já anunciaram a desativação desse tipo recurso”, observou. “As péssimas condições das rodovias estaduais” também receberam críticas. Segundo o parlamentar, os problemas se estendem da região metropolitana ao Sertão.

Em apartes, os deputados Tony Gel (DEM), Isabel Cristina (PT) e Antônio Moraes (PSDB) emitiram opiniões. Para o integrante do Democratas, é “lamentável que, enquanto a Ásia e a Europa dizem não, o Brasil, com grande potencial para as energias eólica e solar, insiste na nuclear”.

A petista Isabel Cristina defendeu ser “preciso mudar o discurso baseado no pânico e aprofundar o debate técnico” e ressaltou que “nem todas as estradas do Estado apresentam problemas”. Moraes, por sua vez, citou o exemplo de Macaparana, na Mata Norte, que abastece cerca de 1,5 mil residências populares com energia eólica.