
EMPREENDEDORISMO – Solenidade celebrou contribuição da rede de lanchonetes para a cultura e o comércio pernambucanos. Foto: Nando Chiappetta
Os 40 anos da lanchonete Rei das Coxinhas foram celebrados na quarta (20), na Alepe. A homenagem, proposta e presidida pela deputada Débora Almeida (PSD), destacou a história da empresa fundada em Gravatá (Agreste Central) e sua presença na cultura e no comércio pernambucanos.
“Não é apenas um estabelecimento comercial, é um espaço que acolhe, faz parte da memória das pessoas e representa a hospitalidade do nosso estado”, declarou a parlamentar durante a reunião solene.
Ao longo de quatro décadas, o Rei das Coxinhas consolidou-se como uma das redes de lanchonetes mais tradicionais de Pernambuco e, posteriormente, do Nordeste brasileiro.
História
Fundada em 1987, em Gravatá, a rede surgiu da iniciativa dos irmãos gravataenses Josenildo e Ivanildo Severino dos Santos, que começaram vendendo coxinhas e sanduíches nos ônibus que cruzavam a BR-232. Com o apoio de familiares, amigos, moradores da região e policiais rodoviários, eles conseguiram construir uma pequena barraca às margens da estrada, dando início à trajetória da empresa.
Com o passar dos anos, o negócio expandiu-se e passou a contar com mais de 40 unidades distribuídas entre Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Conhecida pelas fachadas em estilo de castelo, a marca tornou-se parada tradicional para viajantes da BR-232 e símbolo do empreendedorismo pernambucano.
O fundador e diretor do estabelecimento, Josenildo Severino dos Santos, agradeceu a homenagem e destacou a importância do momento. “Para mim, é uma honra ter passado por tantos momentos, ter chegado onde cheguei e construir essa história no Rei das Coxinhas”, afirmou.
COMO CHEGAR