A Alepe homenageou, na terça (25), a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) pelos seus 70 anos de história. Proposta pelo deputado Adalto Santos (PP) e presidida por Antônio Moraes (PP), a solenidade reuniu parlamentares, gestores, professores, técnicos e estudantes.

LEGADO – 70 anos da FOP/UPE foram celebrados por parlamentares e comunidade acadêmica. Foto: Giovanni Costa
O deputado Antônio Moraes parabenizou a gestão da instituição, reconhecendo o serviço prestado ao povo pernambucano. “A FOP deve muito aos professores que passaram por lá. Começo citando um professor que foi muito importante na história daquela faculdade, Edrízio Pinto. É um nome que deve ser lembrado e reconhecido por todos que estão aqui atuando, porque tudo se iniciou com ele e vários outros que estão presentes aqui. Todos tiveram um papel muito relevante para que chegássemos onde a FOP chegou, sendo uma faculdade de referência no Nordeste”, afirmou Moraes.
O parlamentar presenteou Priscila Prosini, diretora da FOP/UPE, com uma placa comemorativa. Como agradecimento, a gestora entregou certificados a Antônio Moraes, ao também deputado Henrique Queiroz Filho (PP) e ao vereador Tadeu Calheiros (MDB), o qual representou a Câmara Municipal do Recife.
Função social
Em discurso, Priscila Prosini ressaltou a importância da área odontológica para a população. “A odontologia precisa estar dentro dos hospitais como parte fundamental do preparo do paciente para cirurgias de grande porte, que são adiadas ou fracassam na presença de infecções dentárias ou gengivais. A odontologia precisa estar nas escolas, instituindo programas de prevenção e atuando na educação para a saúde, estabelecendo fluxos e rotina, inclusive na orientação para uma merenda escolar não cariogênica. A odontologia precisa estar na sociedade”, declarou a diretora da FOP/UPE.

SOCIEDADE – Diretora da FOP/UPE, Priscila Prosini destacou o papel social da odontologia. Foto: Giovanni Costa
O parlamentar Henrique Queiroz Filho reforçou o compromisso da instituição com o bem-estar da sociedade.“Nos últimos 70 anos, a faculdade tem sido um farol de conhecimento e inovação, investindo em pesquisas que buscam não apenas avanços técnicos, mas também soluções que atendam às necessidades de saúde da nossa população. Em um estado como Pernambuco, com tamanha diversidade social e geográfica, a FOP tem sido um agente de mudança, proporcionando tratamentos que vão desde a prevenção até soluções complexas, promovendo a dignidade e a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, apontou o deputado.
História
No dia 18 de março de 1955, uma reunião entre cirurgiões-dentistas e docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade do Recife resultou no surgimento da Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Já a autorização para funcionamento da unidade de ensino foi oficializada em 1957, por meio de decreto assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Hoje a FOP/UPE conta com três programas de pós-graduação stricto sensu (odontologia, hebiatria e perícias forenses) e seis de pós-graduação lato sensu (especializações e aperfeiçoamentos), os quais também ofertam residências em ‘cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial’ e ‘odontologia em oncologia’.
Representantes
Também estiveram presentes na solenidade Maria de Socorro de Mendonça Cavalcanti, professora e reitora da Universidade de Pernambuco (UPE); Andreza Barkokebas, secretária executiva de Regulação em Saúde (SERS), representando a Prefeitura do Recife; José Ricardo Dias Pereira, presidente da Academia Pernambucana de Odontologia (APO); Eduardo Vasconcelos, presidente do Conselho Regional de Odontologia Pernambuco (CRO-PE); e Belmiro Cavalcanti, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial (CBCTBMF).