Retomada do Conselho Metropolitano é destacada no plenário

Em 13/03/2025 - 12:03
-A A+

PRIORIDADE – Para João Paulo, a mobilidade urbana deve ser o principal tema de discussão metropolitana. Foto: Jarbas Araújo

O deputado João Paulo (PT) comentou a iniciativa do Governo de Pernambuco de retomar o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (Conderm). Na última terça (11), a governadora Raquel Lyra se reuniu com prefeitos da RMR, com o objetivo de debater a implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (Pdui) na região.

Ex-prefeito do Recife, o parlamentar afirmou que uma gestão metropolitana eficiente, com políticas públicas em comum, pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos milhões de pessoas que vivem na Capital e nos municípios vizinhos. 

“Precisamos avançar na construção de um modelo de governança que seja verdadeiramente inclusivo, eficiente e democrático. Um compromisso coletivo entre os municípios e a sociedade. Com planejamento adequado e participação equitativa, podemos construir um futuro melhor e mais justo para todos os habitantes da Região Metropolitana.”, avaliou João Paulo.

Ele também defendeu a participação igualitária dos entes que compõem o conselho, representantes do Governo e dos 15 municípios da RMR. O deputado propôs, ainda, a realização de uma audiência pública para aprofundar a discussão e apontou a mobilidade urbana como prioridade do Plano de Desenvolvimento.

Novo partido da governadora

Líder do Governo Estadual na Alepe, a deputada Socorro Pimentel (União) subiu à tribuna para comentar a filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD (Partido Social Democrático), após passar os últimos nove anos no PSDB.

“A filiação ao PSD é resultado de um processo amadurecido, pensado com muito cuidado, com respeito a história do partido e com foco no futuro que queremos construir para todos os pernambucanos”, declarou a parlamentar. 

“A governadora Raquel Lyra mostra que está preparada para continuar fazendo de Pernambuco um lugar mais justo e próspero, um lugar que cada pernambucano independentemente de sua origem ou condição, possa olhar para o futuro com esperança. Estamos vivendo um momento de celebração”, concluiu. 

MUDANÇA – Saída de Raquel Lyra do PSDB para o PSD é “resultado de um processo amadurecido”, segundo Socorro Pimentel. Foto: Jarbas Araújo