Políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em Pernambuco tiveram destaque na reunião plenária desta quinta (13).
A deputada Socorro Pimentel (União) comemorou a queda nos índices de Violência Contra a Mulher, com uma redução de 4,3% em janeiro de 2025 em relação a janeiro de 2024. Ainda registrou a queda, ao longo de 2024, de 20% nos casos de feminicídio e de 5,1% nos índices de violência doméstica, em comparação a 2023. Ela relacionou a melhora dos números às ações de segurança, acolhimento e apoio às mulheres promovido pelo Governo do Estado. “Estamos criando um Estado muito mais justo, onde a mulher ocupe o espaço que sempre lhe foi devido”, disse a parlamentar.
A deputada lembrou que Pernambuco hoje dispõe de 15 delegacias especializadas no atendimento ao gênero feminino, com sete delas funcionando em regime de plantão 24 horas: Recife, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste Central; e Petrolina, no Sertão do São Francisco.

PROTEÇÃO – Ações do governo estadual para proteger mulheres foram destacadas por Socorro Pimentel. Foto: Roberta Guimarães
Pimentel salientou, ainda, a distribuição de mais 360 unidades portáteis de rastreamento para mulheres em situação de vulnerabilidade, e o incentivo a autonomia financeira delas por meio de programas de benefícios sociais (Mães de Pernambuco), auxílio para aquisição e reforma das casas (Morar Bem Pernambuco), empreendedorismo (Bora Empreender Mulher) e a criação de centros de qualificação profissional para o público feminino em Recife, Igarassu e Caruaru.
Além disso, citou a construção da Casa da Mulher Brasileira, iniciativa do Estado em parceria com o Governo Federal. O equipamento terá em um único lugar serviços de acolhimento, proteção, atendimento jurídico, psicológico e de saúde, com foco no apoio integral à mulher vítima de violência.
Sassepe
O deputado Izaías Régis (PSDB), por sua vez, destacou o aumento na oferta de serviços do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe) em Garanhuns (Agreste Meridional).
Régis parabenizou o coordenador do instituição, Bruno Gomes, pela pela renovação dos convênios na cidade, que estavam em falta. “Nós temos hoje a satisfação de dizer aos servidores públicos do estado que, atualmente, eles têm um órgão em Garanhuns que podem adentrar para fazer suas consultas e seus exames”, disse.
Régis destacou o credenciamento de atendimentos e laboratórios no Agreste, com a oferta de exames de raio-x, mamografia, tomografia, endoscopia, colonoscopia e consultas em áreas como ginecologia, cardiologia, pediatria, psicologia e odontologia.

SERVIDORES – Renovação de convênios do Sassepe em Garanhuns foi comemorada por Izaías Régis. Foto: Roberta Guimarães