Parlamentares debatem legado de 45 anos do Partido dos Trabalhadores

Em 10/02/2025 - 18:02
-A A+

A passagem dos 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, nesta segunda (10), ganhou destaque na reunião plenária da Alepe. As origens da agremiação e os programas implementados em administrações petistas tiveram o reconhecimento de parlamentares na tribuna, mas também houve críticas, especialmente aos resultados do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

João Paulo (PT), líder da Federação PT, PV e PCdoB na Alepe, lembrou as origens da sigla, e analisou as principais contribuições da agremiação política para o desenvolvimento do país. Ele ressaltou que o partido nasceu de um projeto de nação, fruto da organização popular, da resistência à ditadura militar, e da luta por democracia e justiça social. 

Segundo o deputado, o PT inaugurou uma nova forma de fazer política no Brasil, ao permitir que lideranças comunitárias e trabalhadores de várias categorias ocupassem espaços de poder. João Paulo também citou passagens dramáticas na história da legenda, a exemplo do impeachment de Dilma Rousseff e a prisão de Lula. 

“Poucos partidos enfrentaram uma campanha tão intensa e sistemática de destruição, mobilizando setores da elite, da mídia e do sistema judiciário para abalar a credibilidade do projeto popular que construímos. Ainda assim, o PT sobreviveu porque nasceu das bases e realizou mudanças concretas, significativas na vida da população”, salientou. 

DISCUSSÃO – João Paulo, Doriel Barros, Dani Portela e Renato Antunes discutiram legado do PT para o Brasil. Fotos: Nando Chiappetta

Presidente da legenda em Pernambuco, o deputado Doriel Barros (PT) também fez questão de ir à tribuna enaltecer os 45 anos do Partido dos Trabalhadores. Durante o pronunciamento, o parlamentar destacou o histórico de lutas e as conquistas alcançadas pelas gestões petistas em todo o País. 

“Foram governos que promoveram a inclusão, tiraram milhões de pessoas da pobreza e expandiram o acesso à educação e à saúde”, enfatizou. Barros também reforçou a oportunidade que a legenda deu para que diversas pessoas como ele, que era um trabalhador rural, chegassem a ocupar espaços na política.

Dani Portela (PSOL), parabenizou o PT pelos 45 anos de existência e lembrou marcos históricos da legenda, a exemplo da eleição do primeiro presidente da República de origem operária e da primeira mulher para o mesmo cargo. Ela afirmou que o PT fez a diferença para milhares de brasileiros quando tirou o Brasil do Mapa da Fome, entre outros exemplos citados por ela. 

Renato Antunes(PL), por sua vez, fez críticas ao Partido dos Trabalhadores e ao Governo Lula. O deputado apontou problemas como o aumento da inflação, as sucessivas altas na taxa de juros e a elevada carga tributária no país. 

Ele ressaltou que, apesar da arrecadação recorde de R$ 2,71 trilhões, não se veem melhorias para a população. “O problema não é falta de recurso, mas sim a maneira irresponsável como está sendo gasto”, enfatizou.

Sustentabilidade

SOLUÇÃO – Adoção de telhados verdes em edificações foi defendida por Simone Santana. Foto: Nando Chiappetta

A deputada Simone Santana (PSB) destacou o Projeto de Lei (PL) nº 379/2023, de sua autoria, que pretende exigir a implantação do chamado “telhado verde” nos novos edifícios no estado de Pernambuco. De acordo com o PL, o planejamento arquitetônico de novas construções com mais de quatro pavimentos já deverá contemplar a cobertura vegetal.

“Esse revestimento é capaz de filtrar a radiação solar e, desta forma, reduz a temperatura da região e combate as ilhas de calor existentes nos centros urbanos dominados pelo concreto”, disse. Segundo Simone Santana, o telhado verde é uma solução inteligente, de baixo custo e eficaz para a questão, e também ajuda a evitar alagamentos. 

A deputada também registrou o falecimento da diretora científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Helen Jamil Khoury Asfora, aos 73 anos.  Especialista em Física Nuclear e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Helen Khoury  foi a primeira mulher a ocupar o cargo na Facepe. 

Água

ABASTECIMENTO – Investimento em tratamento de água em Ouricuri foi comemorado por Socorro Pimentel. Foto: Nando Chiappetta

Socorro Pimentel (União) comemorou a ampliação da estação de tratamento de água (ETA) Voluntários da Pátria, localizada no município de Ouricuri, no sertão do Araripe.

De acordo com a parlamentar, a obra terá os instrumentos mais modernos e tecnológicos, com um investimento de R$ 17 milhões. Para a líder do governo, a obra retrata o compromisso e a responsabilidade  da governadora Raquel Lyra com a região do Araripe. 

“A distribuição de água tratada dá qualidade, conforto e segurança hídrica para a população da nossa região”, salientou a deputada.  Ela reforçou, também, que a adutora de Negreiros deve ter sua construção iniciada ainda no primeiro semestre deste ano. 

Saúde

HOSPITAL – Atendimento para mulheres grávidas em Garanhuns recebeu emenda de Izaías Régis. Foto: Nando Chiappetta

Izaías Régis (PSDB) destacou o repasse de 500 mil reais para o Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns (Agreste Meridional). O valor tem origem em emenda parlamentar indicada pelo parlamentar, e irá melhorar a infraestrutura do estabelecimento hospitalar, que é importante no atendimento a mulheres grávidas da região. Ele agradeceu ao Governo do Estado pelo pagamento da emenda. 

O deputado ainda reforçou a necessidade de restaurar rodovias do Agreste Meridional, principalmente devido aos números de acidentes registrados recorrentemente. Além disso, Izaías Régis fez um balanço das suas atuações durante o período em que foi líder do governo. Após passar a liderança do governo para a deputada Socorro Pimentel, ele será líder do PSDB. 

Violência

Nesta segunda, o Plenário da Alepe aprovou a realização de audiência pública para debater as ocorrências de violência envolvendo torcidas organizadas no Recife. Os deputados acataram o requerimento do deputado Kaio Maniçoba (PP) para que o Legislativo discuta os incidentes do último dia 1° de fevereiro, antes da partida entre Santa Cruz e Sport, e que resultaram em atos de vandalismo e até agressão sexual durante a briga entre as torcidas. 

Cidadania

A deputada Dani Portela também apresentou nesta segunda o balanço da atuação da Comissão de Cidadania no biênio 2023-2024. Segundo a deputada, que preside o colegiado, foram 26 reuniões, mais de 415 projetos recebidos, 17 audiências públicas e 31 visitas técnicas. 

Dentre as ações de realce, a retomada da participação da Alepe na Comissão Estadual de Acompanhamento de Conflitos Agrários, a CEACA/PE. Dani ainda destacou as mais de 203 escutas populares promovidas no período.