Panelas e Afogados da Ingazeira recebem Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca

Em 18/12/2024 - 15:12
-A A+

A Alepe agraciou, nesta quarta (18), as cidades de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú) e Panelas (Agreste Central) com o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca. A honraria, instituída em 2015, é destinada a valorizar, anualmente, gestões municipais pernambucanas que promovam a instalação e manutenção de bibliotecas públicas e escolares e pode ser concedida a cidades das quatros macrorregiões do Estado. 

A entrega dos prêmios, realizada no Auditório Ênio Guerra, foi presidida pelo deputado Waldemar Borges (PSB), presidente da Comissão de Educação e Cultura. O parlamentar lembrou que as duas prefeituras não estão apenas estimulando a leitura por meio de  equipamentos públicos adequados, mas também ajudando na formação de um cidadão crítico e um agente de transformação social. 

“Hoje, com os avanços tecnológicos, há uma enxurrada de informações, que muitas vezes são diversas, dispersas e superficiais. A gente teme, com isso, que se perca a preocupação de nos aprofundarmos na formação do conhecimento, e isso só acontece com o estímulo à leitura”, afirmou.   “Esse prêmio ganha uma importância ainda maior no Brasil, um país que não cultiva o hábito da leitura, e vem para se opor a esse movimento da leitura rápida, que nós aliena”, emendouu. 

Memória

A indicação do município de Afogados da Ingazeira partiu do ex-deputado José Patriota (PSB), que faleceu em setembro deste ano. Waldemar Borges, que também representou Patriota na solenidade, destacou a figura política do ex-deputado: “Para nós, esse título traz também um símbolo fortíssimo que é a história de vida de um homem  exemplar, um gestor comprometido com os interesses coletivos, não só do seu município, mas no mundo.”

HOMENAGEM – Legado do ex-deputado José Patriota como gestor de  Afogados da Ingazeira foi lembrado. Foto: Anju Monteiro

Para Sileno Guedes (PSB), que indicou a cidade de Panelas para receber o prêmio, as bibliotecas são os principais pilares no processo educacional, já que fomentam o senso crítico, a curiosidade e o prazer pelo aprendizado. Ele frisou que os equipamentos públicos proporcionam ainda acesso a cultura, cidadania e oportunidade para todos. E parabenizou os municípios pelo trabalho que desenvolvem.

“Toda vez que uma pessoa entra em uma biblioteca, está tendo acesso a um mundo novo de possibilidades. Elas representam resistência e resiliência e mantêm viva a chama do Saber em comunidades onde o acesso à educação formal e a tecnologia é um desafio. E para que as bibliotecas continuem cumprindo sua missão é importante que nós continuemos a investir nelas. E foi nesses dois municípios que encontramos esses requisitos”, enalteceu.  

Agradecimentos

Prefeito de Panelas, Ruben Lima frisou a importância da leitura na formação do cidadão e dedicou o prêmio aos educadores do município. Para ele, a união entre biblioteca e profissionais de educação fez com que o município alcançasse o sucesso esperado.“Essa integração faz das bibliotecas um grande  instrumento de desenvolvimento educacional do nosso município. Dedico a todos os profissionais de Educação de Panelas esse reconhecimento e esse título”, agradeceu.

EDUCADORES – Prefeito de Panelas, Ruben Lima (à esquerda), dedicou o prêmio aos profissionais da Educação. Foto: Anju Monteiro

Também esteve presente no evento, a secretária de Finanças de Afogados da Ingazeira, Lucia Gomes, que representou o prefeito Sandrinho Palmeira. As gestões vencedoras receberam troféus, diplomas e as três edições dos livros infantis do projeto Alepinha Literária.