A Alepe concedeu, na noite da última quarta (4), o título de Cidadão Pernambucano a Jovêncio Marques Pereira, mais conhecido como Tampinha. Há 48 anos trabalhando no Legislativo estadual, o homenageado é reconhecido como um dos servidores mais antigos da Casa. A honraria foi uma sugestão do deputado Antônio Moraes (PP), que acumula sete mandatos na Assembleia.
O novo cidadão pernambucano agradeceu aos deputados pelo título e relembrou sua trajetória profissional. “Recebi uma carta de recomendação para substituir um rapaz que estava de atestado médico de 15 dias. Falaram que se ele voltasse, estaria desempregado. Aí eu fiquei torcendo que ele não voltasse, né?”, contou a história aos risos.
Na avaliação de Moraes, “Jovêncio tornou-se uma figura de extrema importância para a instituição”. “São qualidades invejáveis que sempre o destacaram e que o tornaram um exemplo a ser seguido por todos os demais funcionários desta Casa”, completou o parlamentar.
A solenidade contou com a presença do superintendente da Casa, Isaltino Nascimento, e de diversos servidores, além de membros da família do homenageado. A animação ficou por conta do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe, e pelo cantor Edy Carlos.
Trajetória
Nascido na cidade de Salto da Onça, no interior do Rio Grande do Norte, Tampinha iniciou sua jornada profissional aos 28 anos em uma fábrica de óleo de algodão. Movido por sonhos, ele se mudou para o Recife e, em 1975, começou a trabalhar como auxiliar de limpeza na Alepe. Atualmente, ele atua na organização de solenidades especiais, como posses de governadores e deputados e entregas de comendas.