A Alepe sediou, nesta sexta (29), o 1o Seminário Regional de Comunicação Pública e Cidadania. O debate — gratuito e aberto ao público — reuniu profissionais e estudantes para pensar, em conjunto, estratégias que efetivem o cidadão como protagonista do processo comunicativo.
Promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Alepe, Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e Rádio Frei Caneca FM, o evento teve início com a palestra do pesquisador, analista da Embrapa e presidente da associação, Jorge Duarte.
O profissional analisou como os setores de comunicação dos órgãos públicos atuam, em geral, atendendo a demandas, e não propondo alternativas. “O urgente acaba se sobrepondo ao que realmente é importante”, lamentou, defendendo uma reconfiguração desta prática. Para Duarte, é preciso que a área tenha uma atuação mais estratégica e menos operacional.
“A estratégia não pode ser um incremento a algo que já é feito. Ela deve ser disruptiva, para alterar a realidade e efetivamente conseguir informar e mobilizar o cidadão”, pontuou. Segundo o pesquisador, isso exige trabalho de diagnóstico, perspectiva sistêmica e visão integrada da instituição.
“A comunicação é um pré-direito, pois ajuda o Poder Público a ouvir as demandas da população para, então, atendê-las”, prosseguiu.
Programação
À tarde, a programação seguiu com debates sobre a Inteligência Artificial na Comunicação Pública, conduzido pelo pesquisador e gestor de conteúdo da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Bruno Rodrigues. A mediação foi de Luiz Felipe Campos, da diretoria de Comunicação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).
Fechando o evento, Fábia Gomes falou sobre o uso de redes sociais na Comunicação Pública. A profissional é coordenadora de multimeios do Supremo Tribunal Federal (STF) e esteve acompanhada na mesa por Luciano Galvão, gerente de Redes Sociais da Alepe.
Abertura
Na mesa de abertura, a superintendente de Comunicação da Alepe, Helena Alencar, destacou a importância dos encontros profissionais para a troca de experiências. “A comunicação pública se fortalece muito nos relacionamentos. Estes contatos permitem que aprendamos com as boas experiências e nos apoiemos uns aos outros, aprimorando o trabalho oferecido ao público”, pontuou.
“Toda vez que os órgãos públicos buscam técnicas de comunicação para tornar o cidadão mais bem informado e, portanto, mais empoderado, toda a sociedade ganha”, registrou o gerente de marketing do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), João Marcelo Sombra.
Diretora regional da ABCPública em Pernambuco, Silvannir Jacques registrou o avanço da associação, criada há oito anos, e convocou os profissionais a se associarem. Já a gerente da Rádio Frei Caneca, Priscila Xavier, reforçou o clamor para fortalecer a comunicação pública.