A alta temporada de vendas do polo de confecções do Agreste e os investimentos e ações necessários para fortalecer e elevar a competitividade do arranjo produtivo pautaram o discurso do deputado Edson Vieira (União), na reunião plenária desta quarta (27).
O parlamentar destacou a estimativa de aumento de 10% no comércio das feiras em comparação com o mesmo período do ano passado. E registrou o recorde de visitantes no Moda Center Santa Cruz do Capibaribe: mais de 170 mil pessoas, apenas no dia 15 de novembro.
No entanto, Edson Vieira cobrou uma série de investimentos em infraestrutura viária e hídrica considerados estratégicos para manter a liderança do polo. Segundo o deputado, a conclusão da duplicação da BR-104, bem como a recuperação de várias rodovias estaduais, dentre elas as PEs 156 e 159, ligando Santa Cruz do Capibaribe à Barra de São Miguel, na Paraíba, devem ser consideradas “primordiais”.
Vieira também ressaltou que, diante da previsão de entrega da Adutora do Alto Capibaribe para dezembro, será importante construir sistemas de captação e tratamento de água para reforçar o abastecimento em toda a região Agreste.
No discurso, o parlamentar ainda pediu ações na área de segurança pública e incentivos para a qualificação da mão-de-obra local.
“Nós não temos dúvidas de que, com os investimentos certos, em áreas estratégicas e trabalhando coletivamente, seremos capazes de garantir que o Agreste de Pernambuco seja reconhecido nacionalmente não apenas como uma terra de oportunidade, mas como modelo de desenvolvimento econômico e social”, salientou.
Obras no Fragoso
João Paulo (PT) destacou a importância das obras de requalificação do Rio Fragoso, localizado na região da Cidade Baixa de Olinda, conhecida por enfrentar alagamentos recorrentes durante os períodos chuvosos. Durante a manhã, ele participou de atividades relacionadas ao andamento das intervenções, que têm sido acompanhadas por ele.
Segundo o deputado, os alagamentos na região não apenas desvalorizam os imóveis, mas também invadem residências, levando famílias a perderem suas casas e, em casos mais graves, resultando em mortes. O parlamentar enfatizou o projeto, que é fruto de uma parceria entre o governo federal, liderado pelo presidente Lula, e o governo estadual. A conclusão das obras está prevista para 2026.
Além disso, comentou sua participação no Congresso Nacional de Bibliotecários, onde reforçou a importância da Lei Federal que obriga a presença de bibliotecas em todas as escolas do país. O deputado destacou o debate feito no evento sobre a elaboração do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL 2025-2034), que busca garantir o acesso democrático ao livro, promover a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do setor.
Intervalos religiosos
O deputado Renato Antunes (PL) levou ao plenário novamente a polêmica sobre o intervalo bíblico nas escolas, após a realização de audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesta quarta (27). Segundo ele, foram coletadas cerca de 17 mil assinaturas de alunos que sentiram-se cerceados por não se manifestarem religiosamente.
De acordo com Renato Antunes, o Projeto de Lei nº 2.283/2024, de sua autoria, em análise na Comissão de Justiça, tem o propósito de criar uma legislação plural para garantir o chamado intervalo religioso.
“O intuito é que toda religião, que seja evangélica, católica, espírita, as religiões de matrizes africanas, todos que professam a fé, até mesmo os agnósticos, tenham o seu direito respeitado”, disse Antunes.
Agrestina
João Paulo Costa (PCdoB) agradeceu à Câmara Municipal de Agrestina, no Agreste Central, por ter lhe concedido o título de Cidadão Agrestinense. Ele listou recursos que enviou à cidade, com destaque para investimentos em áreas como saúde, calçamento de ruas e aquisição de máquinas agrícolas e ônibus escolares.
O parlamentar também afirmou que vai continuar buscando benefícios para Agrestina. “Estarei em breve em Brasília, conversando com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para que a gente possa em breve anunciar mais investimentos e mais recursos e para continuar melhorando a qualidade de vida do povo daquela cidade”, garantiu.