A Alepe celebrou na quinta (21) os 125 anos do Seminário Presbiteriano do Norte (SPN), uma instituição de ensino teológico localizada no Recife, vinculada à Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Fundado em 1908, o SPN tem como principal objetivo formar líderes para o ministério pastoral e outras áreas de atuação dentro da igreja. O evento de homenagem foi solicitado pelo deputado Joel da Harpa (PL), que parabenizou o SPN e destacou a importância do trabalho social da Igreja Presbiteriana.
“Estamos aqui reunidos para uma noite de celebração para família cristã na Alepe. Em nome desse poder, dessa Casa, gostaria de parabenizar o trabalho efetivo feito por cada um dos professores, reitores e pela Igreja Presbiteriana, com sua presença na vida da sociedade pernambucana tanto na questão teológica, evangelista mas, sobretudo, na questão social, onde a Igreja muitas vezes ocupa um espaço em que o Estado não consegue chegar”, afirmou.
Trabalho social
A formação e o lema cristãos presentes no SPN foram pontuados no discurso do reverendo Leonardo Sahium, presidente da Junta de Educação Teológica (JET) da Igreja Presbiteriana do Brasil.
“Os nossos professores e alunos não são acadêmicos distantes, mas líderes que impactam a sociedade com a proclamação transformadora e abençoada do evangelho de Jesus Cristo, para glória dele, como afirma a reforma protestante. Eu gostaria de agradecer a essa Casa de leis, que presta nesta noite uma homenagem extremamente relevante não apenas para o nosso Seminário, mas para toda sociedade brasileira ao demonstrar respeito pela fé, amor pela educação e a esperança na democracia”, declarou.
O reverendo José Roberto de Souza, diretor do Seminário Presbiteriano do Norte, agradeceu a homenagem da Alepe. “Queria agradecer essa iniciativa de relembrar a história dos 125 anos do Seminário Presbiteriano do Norte. E para nós, bem mais que uma lembrança, essa é uma noite histórica que fica para posteridade”.
Durante a solenidade, o Coral da Igreja Presbiteriana da Madalena, na Zona Norte do Recife, sob a regência do maestro Leandro Ferreira, realizou uma performance dos cânticos “Grande é o Senhor” e “Como não entoar teu louvor”.
Também marcaram presença na solenidade o deputado Renato Antunes (PL) e os reverendos Sivaldo Assis, capelão do Seminário Presbiteriano do Norte; Victor Ximenes, coordenador acadêmico; Roberval Goes, presidente da Academia Pernambucana Evangélica de Letras; e José Lindemberto de Brito Miguel, presidente da Junta Regional de Educação Teológica.