O Fala Alepe desta semana recebe Túlio Rodrigues, produtor cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e audiodescritor, para uma conversa sobre acessibilidade cultural e inclusão no audiovisual. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a democratização da cultura, Túlio é produtor da Sessão Alumiar de Cinema Acessível e do Festival VerOuvindo, iniciativas que promovem a acessibilidade comunicacional em Pernambuco. Ao lado da jornalista Clarissa Falbo, ele compartilha os desafios e as conquistas dessa área, discutindo a importância de tornar o audiovisual acessível para todos.
Durante o episódio, Túlio aborda como a audiodescrição e outras ferramentas de acessibilidade permitem que pessoas com deficiência visual vivenciem o cinema, revelando os bastidores de um trabalho que requer sensibilidade e técnica. Ele explica como essa prática ganhou força no Brasil e reflete sobre a necessidade de atualizações na legislação para garantir que todas as pessoas tenham o direito de usufruir de espaços culturais de forma inclusiva. A conversa também explora o papel da educação inclusiva e como a acessibilidade pode ser incorporada em diversas áreas da comunicação.
Serviço
Em formato de videocast, o Fala Alepe é um conteúdo audiovisual semanal produzido pelas equipes da TV e da Rádio Alepe. O programa recebe parlamentares, personalidades políticas, representantes de organizações sociais e especialistas em temas diversos.
O programa vai ao ar toda terça no canal da TV Alepe na tv aberta (10.2 na capital, 22.3 em Caruaru e 9.2 no interior) e no site da Alepe. Também fica disponível no canal oficial da Assembleia no Youtube e nos principais agregadores de podcasts (Spotify, Deezer e Apple).