Deputados fazem balanço dos 18 meses do Governo Raquel Lyra

Em 06/08/2024 - 18:08
-A A+

DEFESA – Joãozinho Tenório elogiou os resultados do Governo Raquel Lyra. Foto: Nando Chiappetta

Os primeiros 18 meses de gestão da governadora Raquel Lyra foram alvo de debate pelos parlamentares, na reunião plenária desta terça (6). 

O vice-líder de governo, Joãozinho Tenório (PRD), reconheceu que o governo de Raquel Lyra teve que superar dificuldades no início do mandato. “O começo de qualquer gestão é sempre complicado, ainda mais nessa situação em que estávamos, com os serviços públicos à míngua e estradas intransitáveis. Estávamos com as engrenagens emperradas, e com um orçamento insuficiente para atender as necessidades da população”, avaliou Tenório.

“Mas a governadora Raquel Lyra não se deixou abater, abriu seu Governo com os passos necessários para arrumar a casa e voltarmos a ter um Estado funcional e capaz de executar políticas públicas para a população”, relatou. 

Para o deputado governista, a gestão eficiente dos gastos permitiu ao atual governo investir mais e apresentar uma série de realizações na área de infraestrutura, saúde, assistência social e segurança pública. “É com toda essa capacidade que a governadora quebra ainda mais recordes, realizando R$ 1 bilhão em investimentos só no primeiro semestre de 2024. Esse é o maior nível de investimento público dos últimos 10 anos”, destacou.

OPOSIÇÃO – Waldemar Borges criticou o desempenho da governadora nos 18 meses de gestão. Foto: Nando Chiappetta

Por outro lado, o oposicionista Waldemar Borges (PSB) respondeu que o balanço dos 18 meses do Governo Raquel Lyra feito por Joãozinho Tenório não reflete a realidade vivida pelos pernambucanos. O deputado apontou que o Estado vem caindo em todos os levantamentos que medem a eficácia das políticas públicas, seja na saúde, seja na educação e na segurança, ameaçando avanços obtidos nas gestões anteriores. 

“40% da gestão transcorrida, e o que se vê hoje ainda é o retrovisor guiando as ações do Governo do Estado. Um governo que, não só no que diz respeito às obras de pedra e cal, mas, sobretudo, no que diz respeito a iniciativas não tangíveis, como as da área política, tem uma dificuldade imensa de dialogar, de trocar ideias, inclusive com esta Casa”, rebateu. 

IMPOSTO – Adalto Santos anunciou projeto de lei a fim de beneficiar os contribuintes de IPVA do Estado. Foto: Nando Chiappetta

IPVA

Adalto Santos (PP) protocolou projeto de lei que autoriza os motoristas a portarem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do exercício anterior, até o fim do pagamento do parcelamento do IPVA. O parlamentar informou que foi procurado pelo presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda, para tratar da necessidade de ajustes na lei estadual referente ao imposto. De acordo com Adalto Santos, a aprovação do projeto terá um impacto positivo para os contribuintes.  “As placas dos veículos terminadas em 1 e 2 geralmente são fiscalizadas agora em setembro, e se o IPVA está parcelado, o contribuinte não vai estar com esse documento na mão. Pensando nisso, o Detran nos procurou, através do seu presidente, e elaboramos essa alteração”, complementou.

Visita

VIAGEM – Joel da Harpa divulgou a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco nesta quarta. Foto: Nando Chiappetta

A visita que o ex-presidente Jair Bolsonaro fará a Pernambuco, a partir desta quarta (7), motivou o pronunciamento do deputado Joel da Harpa (PL), durante o grande expediente. De acordo com o parlamentar, Bolsonaro ficará três dias no Estado e terá agendas na capital e em outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em Jaboatão dos Guararapes, segundo Joel da Harpa, o ex-presidente participará de encontro com pastores e demais líderes religiosos. Depois de reuniões na RMR, Bolsonaro deverá seguir para o Agreste pernambucano. “É extremamente importante que o Estado esteja atento à visita do presidente, por tudo o que ele representa hoje para o nosso País”, convocou. 

CRISE – João Paulo defendeu a política externa do Governo Lula no caso das eleições da Venezuela. Foto: Nando Chiappetta

Venezuela

João Paulo (PT) defendeu a diplomacia do Governo Lula no caso das eleições da Venezuela. De acordo com o deputado, o posicionamento do Brasil vem sendo bombardeado pela imprensa e por políticos da extrema-direita. Segundo João Paulo, a postura adotada pelo País é cautelosa porque busca equilibrar o respeito pela soberania venezuelana com princípios democráticos. O parlamentar ressaltou que o Brasil exigiu a divulgação das atas eleitorais a fim de garantir o direito dos cidadãos venezuelanos. “É somente pelo diálogo e pelo cumprimento dos princípios do direito internacional que construiremos uma sociedade mais justa e solidária para todos”, afirmou.

Mortes 

O deputado Izaías Régis (PSDB), expressou seu pesar pelo falecimento de Gago da Buchada, uma figura querida e emblemática de Garanhuns, no Agreste Meridional. Conhecido por seu restaurante e pela famosa buchada que servia, Gago levou o nome de Garanhuns a todos os cantos do País. Seu estabelecimento era um ponto de encontro que não apenas atraía turistas, mas também era um lugar apreciado pelos moradores locais. O parlamentar destacou o respeito mútuo que existia entre ambos.

Já o deputado Renato Antunes (PL) pediu um minuto de silêncio para Jocely Lopes Falcão,  funcionária da Caixa Econômica Federal falecida no dia 28 de julho. “Era uma mulher de fé, mãe zelosa e apaixonada pela política, democracia e liberdade”, salientou o parlamentar.

LUTO – Izaías Régis lamentou o falecimento do empresário Gago da Buchada, de Garanhuns. Foto: Nando Chiappetta