A Alepe concedeu, na última quinta (6), o título de cidadão pernambucano aos desembargadores federais Fernando Braga Damasceno, Francisco Roberto Machado, Cid Marconi Gurgel de Souza, Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho e Leonardo Augusto Nunes Coutinho, todos naturais do Ceará. O reconhecimento deve-se à atuação dos homenageados na promoção da Justiça, junto ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5).
A cerimônia foi comandada pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e teve origem origem nas proposições apresentadas pelos parlamentares Kaio Maniçoba (PP), Fabrízio Ferraz (Solidariedade), Aglailson Victor (PSB), Joãozinho Tenório (PRD) e Antônio Coelho (União), que atualmente está licenciado e ocupa o cargo de secretário de Turismo e Lazer do Recife.
“Essa homenagem, além de justa, é também histórica. Afinal, estão aqui reunidos cinco brilhantes juristas nascidos no Ceará. Importante destacar que, ao longo dos anos, a Casa de Joaquim Nabuco construiu com o TRF5 uma relação harmoniosa, marcada pelo diálogo republicano e estima mútua. Por isso tudo, expressamos nossa gratidão e honra em tê-los como cidadãos pernambucanos”, ressaltou o presidente Álvaro Porto na abertura da solenidade.
Saudação
“Esse título é uma justa homenagem a um homem cuja trajetória profissional e acadêmica transcende as fronteiras de Pernambuco e ecoa pelo Brasil. Além disso, é um reconhecimento do mérito e da contribuição inestimável do desembargador Fernando Braga para a justiça e para a sociedade”, destacou o deputado Kaio Maniçoba.
“Dono de um invejável conhecimento jurídico e uma longa história entrelaçada e enraizada nos braços de Pernambuco, nada mais justo do que acolhermos o desembargador Francisco Roberto Machado como o mais novo cidadão pernambucano”, afirmou o parlamentar Fabrizio Ferraz.
Representando o deputado Aglailson Victor, o parlamentar Eriberto Filho (PSB) sublinhou os grandes feitos da extensa carreira do desembargador Cid Marconi e a sua atuação no TRF5. “Parabenizamos o doutor Cid, um cidadão que, com sua vida e obra, tem fortalecido os valores que o povo pernambucano tanto preza”, declarou.
“A relação entre o Ceará e Pernambuco, estados irmãos, é forjada no respeito mútuo e na partilha de desafios e conquistas. Essa ligação também é marcada pela contribuição de figuras como a do desembargador Leonardo Carvalho, que, com sua sabedoria e humanidade, transpõe fronteiras e une pessoas em busca de um propósito comum: a promoção da justiça e do bem-estar social”, disse o deputado Joãozinho Tenório.
“Conceder um título de cidadão pernambucano é mais do que um simples ato administrativo; é a legitimação de uma conexão intrínseca entre a pessoa homenageada e a terra que a acolhe. Pernambuco é dono de um grande patrimônio histórico e cultural que, a partir de hoje, tenho a satisfação em dividir com vossas excelências e, em especial, com o desembargador Leonardo Coutinho”, disse o secretário Antônio Coelho.
Agradecimento
“Como me alegra e me honra receber o título de cidadão pernambucano. Só tenho agradecer ao povo desse Estado e aos seus representantes, em especial ao deputado Kaio Maniçoba. A partir de hoje, sou um autêntico filho desta terra, um nordestino completo”, falou o magistrado Fernando Braga.
“Registo aqui a minha satisfação em receber essa homenagem da Alepe. Tenho uma forte ligação com Pernambuco e agradeço a todos que contribuíram para esse grande capítulo na minha história”, disse o desembargador Francisco Roberto Machado.
“Ser pernambucano é um sonho realizado. É viver em uma terra riquíssima em cultura e história, onde o passado presente se encontra para construir um futuro promissor. É uma honra imensa receber esse título e poder chamar Pernambuco de meu lar”, colocou o magistrado Cid Marconi.
“Sempre digo aos colegas da Justiça Federal que tenham atenção e cuidado com o povo. Em nossas mãos, encontram-se os desafios para assegurar os direitos das pessoas. Gratidão à terra dos altos coqueiros por nos permitir seguir firmes nesse propósito”, declarou o desembargador Leonardo Carvalho.
“Agradeço aos senhores a confiança depositada para trabalhar pelo desenvolvimento de Pernambuco, valorizando sua cultura e suas tradições. Além disso, contribuir para o bem-estar do seu povo”, finalizou o magistrado Leonardo Coutinho.
TRF5
Sediado no Recife, o TRF5 é um dos seis tribunais regionais federais do Brasil. Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe são os estados que estão sob sua jurisdição. Atualmente, 24 desembargadores federais compõem a corte do TRF5, presidida pelo magistrado Fernando Braga, um dos homenageados da noite.
Presenças
A solenidade contou com a participação de diversas autoridades. Dentre os que estiveram presentes, os deputados Pastor Júnior Tércio (PP), Diogo Moraes (PSB), João Paulo Costa (PCdoB), Edson Vieira (União), Henrique Queiroz Filho (PP), France Hacker (PSB), João de Nadegi (PV) e Pastor Cleiton Collins (PP).
Além deles, o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT-CE); o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto; os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, ambos representantes da bancada do PP-PE; a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira; o ouvidor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Eduardo Porto; o desembargador Romero Marcelo, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o subprocurador da República Joaquim Dias; e os vereadores do Recife Michelle Collins (PP) e Eriberto Rafael (PSB).