Natural de Natal (RN), o comunicador Rhaldney Santos recebeu, nesta quarta (29), o título de cidadão pernambucano da Alepe. Jornalista e radialista formado pela UFPE, o apresentador é uma das figuras mais conhecidas dos meios de comunicação do Estado, tendo atuado em diversas emissoras de rádio e TV, além de jornais pernambucanos.
Proposta pelo deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), a homenagem foi presidida pelo parlamentar João de Nagedi (PV) e reuniu autoridades, familiares, fãs e admiradores do apresentador. “Essa solenidade foi aprovada por unanimidade por essa Casa Legislativa. Rhaldney, você é um comunicador que leva nosso estado a todo país, por meio de notícias veiculadas com a seriedade e a imparcialidade do bom jornalismo”, destacou Feitosa em sua saudação.
“Agradeço a cada um por estar aqui hoje. Obrigado, Alepe, por essa honrosa distinção de ser acolhido e ser reconhecido como um dos seus. Um salve a Pernambuco, terra de meu pai, da minha mulher, das minhas filhas e, agora, oficialmente minha também”, afirmou Rhaldney Santos.
Entre os presentes, os deputados Diogo Moraes (PSB) e Dani Portela (PSOL); o deputado federal Coronel Luiz Meira (PL-PE); o presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), Múcio Aguiar; o jornalista Jamildo Melo; e o ex-ministro do Turismo e Cultura, Gilson Machado, que cantou e tocou para o homenageado.
Trajetória
Nascido em 18 de março de 1968, Rhaldey Santos do Nascimento já morou em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro (RJ), Ladário (MS) e Fortaleza (CE). Começou a carreira em terras potiguares, quando, aos 17 anos, foi contratado como locutor de rádio.
Após seis meses, passou a atuar em uma emissora do Ceará. Em Fortaleza, trabalhou durante dez meses na Rádio Povo FM. Depois disso, foi contratado pela Rádio Cidade FM de Recife para assumir um horário que seria um divisor de águas em sua carreira de comunicador.
Na década de 90, ele comandou o programa Um Toque de Amor. Líder de audiência durante quatro anos entre a juventude da Região Metropolitana do Recife, a atração é conhecida até hoje pelo bordão: “Aonde bate o coração, Rhaldney Santos na comunicação”.
Tamanha a repercussão fez o apresentador migrar para a televisão, onde atuou como âncora de telejornais nas TVs Jornal e Tribuna. No entretenimento, comandou o programa O Melhor no Nordeste. Na atração, que durou 15 anos no ar, realizou reportagens e entrevistas com grandes personalidades de Pernambuco e do Brasil.
Atuou recentemente como âncora nas rádios CBN, Jornal e Clube AM, além de ter uma coluna sobre política local no Diario de Pernambuco. Atualmente, comanda uma plataforma de conteúdo digital, que conta com um programa diário na TV Nova. Na internet, comanda um blog com seu nome e atua ativamente em diversas redes sociais.